Putin tem 'estratégia de ouro' para proteger Rússia

Presidente aposta em reservas de ouro para evitar que o país sofra com as sanções externas e não seja vulnerável à conjuntura geopolítica

© Unsplash

Mundo Economia 03/12/17 POR Notícias Ao Minuto

O Banco Central russo continua aumentando suas reservas de ouro para cumprir o objetivo fixado pelo presidente da Rússia Vladimir Putin: fazer com que o país não sofra com as sanções externas e não seja vulnerável à conjuntura geopolítica.

PUB

Segundo o World Gold Council, organização internacional de empresas do setor do ouro, em setembro de 2017 a Rússia possuía 1.778,9 toneladas de ouro.

+ Diretor da CIA alerta para risco do WikiLeaks: 'ameaça'

O país ocupa o sexto lugar na lista dos Estados com maiores reservas deste metal precioso, uma lista encabeçada pelos EUA, Alemanha, Itália, França e China. A proporção de ouro nas reservas russas tem aumentado desde a crise financeira mundial, segundo os dados publicados pelo portal Gold.org.

"Sob a direção do presidente Putin, o Banco Central da Rússia tem implementado durante muitos anos o programa que visa aumentar o volume total de ouro e de divisas da Rússia", disse o vice-presidente do banco, Sergei Shvetsov, durante uma conferência sobre metais preciosos no fim de novembro.

Desde a última eleição de Putin como presidente, as reservas da Rússia aumentaram em cinco vezes, o que torna o país em um alvo difícil para as mudanças na conjuntura geopolítica internacional. Depois do referendo na Crimeia sobre a sua unificação com a Rússia, realizado em 2014, o país aumentou essas reservas em 75%.

"Não vou falar sobre a situação geopolítica. As pessoas inteligentes entendem o papel do ouro para a segurança financeira e econômica [da Rússia]", acrescentou ele.

A agência Bloomberg citou em um artigo publicado em 1 de outubro Matthew Turner, analista do banco de investimento britânico Macquarie Group: "O ouro é um ativo que é independente de qualquer governo", incluindo "qualquer governo ocidental".

Nos últimos dez anos o Banco Central da Rússia mudou significativamente a gestão das suas reservas estrangeiras. No primeiro trimestre deste ano, a proporção do euro nas reservas do Banco Central da Rússia atingiu o seu mínimo histórico de 25,7%. Com informações do Sputnik

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Harry e Meghan Markle Há 1 Hora

Harry e Meghan Markle deram início ao divórcio? O que se sabe até agora

fama Vídeo Há 1 Hora

DiCaprio é acusado de 'comportamento desrespeitoso' em hotel

politica Investigação Há 1 Hora

Bolsonaro liderou, e Braga Netto foi principal arquiteto do golpe, diz PF

esporte Redes Sociais Há 20 Horas

Neymar rebate declaração de Rodri sobre Vini Jr: 'Virou falador'

fama Documentário Há 20 Horas

Diagnosticado com demência, filme conta a história Maurício Kubrusly

fama Miley Cyrus Há 21 Horas

Miley Cyrus sobre o namorado: "Não levamos a vida muito a sério"

fama MARIA-FLOR Há 18 Horas

Todo mundo diz que tenho cara de boazinha, mas sou brava, diz Maria Flor

fama Fantasias Há 22 Horas

Descubra as fantasias íntimas dos famosos

fama FAUSTÃO-SAÚDE Há 22 Horas

João Silva diz que Faustão está 'cada dia melhor' após dois transplantes

brasil Brasil Há 23 Horas

Jovens fogem após sofrerem grave acidente de carro; vídeo