Fim da contagem de votos em Honduras, ainda não há vencedor

O TSE se furtou a anunciar oficialmente o vencedor, alegando que resultado poderá demorar 22 dias

© DR

Mundo Presidenciais 04/12/17 POR Lusa

Autoridades de Honduras anunciaram, nesta segunda-feira (4),  terem concluído a contagem dos votos das eleições presidenciais de 26 de novembro, mas não indicaram ainda o vencedor, apesar de o presidente Juan Orlando Hernández ter obtido a maior votação.

PUB

"Acabamos de concluir a fase da contagem", declarou o presidente do Tribunal Supremo Eleitoral (TSE), David Matamoros, informando que Hernández obteve 42,98% dos votos, contra 41,39% recolhidos pelo seu adversário de esquerda, Salvador Nasralla.

+Morre Basclay Zapata, torturador da ditadura de Pinochet

O TSE se furtou a anunciar oficialmente o vencedor destas eleições, alegando que resultado poderá demorar 22 dias, por causa de uma eventual apresentação de recursos.

"Fazemos um apelo a todos os candidatos e a todos os partidos para que tenham como prioridade Honduras", disse Matamoros, depois de as autoridades terem declarado na sexta-feira o estado de emergência, com recolher obrigatório, após várias manifestações iradas de apoiantes de Nasralla, um apresentador de televisão estreante na política.

Estes últimos acusam as autoridades de "fraude eleitoral" e de "roubo das eleições", cujos primeiros resultados parciais davam o candidato da Aliança da Oposição contra a Ditadura na dianteira da corrida contra o atual presidente.

Juan Orlando Hernández pôde se candidatar devido a uma controversa decisão do Supremo Tribunal, que ignorou a norma constante da Constituição hondurenha segundo a qual são proibidos dois mandatos consecutivos. "Fora JOH!", gritaram no domingo milhares de manifestantes, entre cânticos e um concerto de tachos e vuvuzelas.

"Não podemos mais, não queremos uma ditadura. Que as instituições internacionais abram os olhos para Honduras!", lançou um jovem manifestante, com o rosto escondido por um lenço. A partir de Washington, a Comissão Interamericana dos Direitos Humanos (CIDH) e o Observatório da ONU para os Direitos Humanos nas Honduras (OACNUDH) incitaram, em comunicado conjunto, as autoridades hondurenhas a manterem-se "no cumprimento dos direitos humanos, respeitando a vida e a integridade física das pessoas".

Os dois organismos expressaram igualmente "profunda preocupação" perante "a perda de vidas humanas nas manifestações". Uma jovem de 19 anos foi morta a tiros na madrugada de sábado, durante confrontos entre apoiantes de Salvador Nasralla e policiais. A morte dela foi atribuída pela família a disparos da polícia e foi aberto um inquérito. Com informações da Lusa. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Cazaquistão Há 18 Horas

Avião com 72 pessoas a bordo cai no Cazaquistão; há sobreviventes

fama Justiça Há 13 Horas

Ex-bailarina do Faustão tem habeas corpus negado e vai passar o fim de ano na prisão

esporte Prisão Há 19 Horas

Por que Robinho não teve direito à 'saidinha' e vai passar Natal preso

fama Festas Há 18 Horas

Cachorro de Anitta some na noite de Natal: 'ainda vai me matar do coração'

fama Saúde Há 11 Horas

Filho de Faustão fala sobre a saúde do pai após transplantes

fama Televisão Há 17 Horas

SBT desiste de contratar Pablo Marçal e terá Cariúcha em novo Casos de Família

fama Música Há 18 Horas

Hit natalino de Mariah Carey entra na 17ª semana em primeiro na Billboard

economia Consumos Há 18 Horas

Saiba como evitar o aumento da conta de luz durante o verão

politica STF Há 18 Horas

Moraes diz que Daniel Silveira mentiu ao usar hospital como álibi e mantém prisão

justica Investigação Há 17 Horas

Duas pessoas morrem e três estão internadas após comerem bolo em Torres (RS)