© Divulgação
Um verdadeiro tesouro da humanidade foi descoberto no Canadá. A Sociedade Espeleológica de Quebec divulgou que uma série de cavernas de aproximadamente 15 mil anos, ou da última Idade do Gelo, foram encontradas sob a cidade de Montreal.
PUB
Os responsáveis pelo feito foram os exploradores amadores Luc Le Blanc e Daniel Caron. Os dois acreditavam que a gruta de Saint-Léonard, num subúrbio da cidade, que é uma das mais populosas do Canadá, seria conectada a um rede de cavernas. Como não sabiam a localização exata, dedicaram muitos anos à análise de campo.
+ Palestinos convocam '3 dias de cólera' contra EUA e Israel
A primeira grande pista de que estariam no caminho certo veio em 2014, quando encontraram uma fissura no chão de Saint-Léonard. O passao seguinte foi conseguir imagen do interior de uma da cavernas. "Era possível ver que existia alguma coisa, havia mais caverna além da fissura", relatou Le Blanc em entrevista à BBC.
Após três anos em busca de um terreno passível de ser escavado, os dois, "armados" com furadeiras, martelos e cinzéis, conseguiram criar uma abertura grande o suficiente para que começassem a descida, de cerca de três metros. A estimativa é que a caverna tenha sido formada pela pressão de geleiras. O lugar tem cerca de 200 metros de comprimento e um aquífero de até seis metros de profundidade.