Buracos negros da Via Láctea podem exterminar planetas da nossa galáxia

De acordo com artigo, Sagitário A* - buraco negro presente na Via Láctea - poderia eliminar seres à distância de 10.000 anos-luz

© Reprodução / NASA

Tech Via Láctea 06/12/17 POR Notícias Ao Minuto

Quando buracos negros absorvem a matéria, emitem uma radiação tão forte que é capaz de "esterilizar" todos os planetas ao seu redor. Esta teoria também se aplica ao buraco negro gigante que domina o centro da Via Láctea.

PUB

É melhor não se aproximar de grandes buracos negros. E não só pelas razões já conhecidas — sua incrível força de gravidade capaz de "devorar" sistemas solares inteiros — mas também porque, enquanto estão em processo de "absorção" da matéria, emitem radiação ionizante intensa capaz de matar qualquer forma de vida que se encontra à distância de milhões de quilômetros. Tal conclusão é sugerida pelo artigo publicado na revista 'Scientific Reports'.

De acordo com o artigo, Sagitário A* é um dos buracos negros supergigantes que faz parte da maior estrutura no centro da nossa galáxia. Seu tamanho é equivalente a quatro milhões de estrelas similares ao nosso Sol, e sua radiação é tão intensa que poderia causar a morte de todos os seres vivos à distância de 10.000 anos-luz ao seu redor. Assim, tudo que se encontra no raio do seu alcance não é capaz de escapar à radiação.

+ Aplicativo transforma o seu automóvel em 'carro inteligente'

No entanto, há 8.000 milhões de anos, quando o buraco negro provavelmente estava no período do seu maior crescimento, a Terra e o Sistema Solar ainda não eram formados.

Os autores do estudo, astrofísicos Amedeo Balbi e Francesco Tombesi, da Universidade de Tor Vergata (Roma, Itália), indicam que, na verdade, não são os buracos negros que emitem radiação. É a própria matéria ao seu redor que antes de ser devorada acelera a velocidades extremas e se aquece, emitindo no espaço ventos de raios X e luz ultravioleta tão intensos que poderiam literalmente "arrancar" a atmosfera do nosso planeta se vivêssemos a apenas 1.000 anos-luz de distância de Sagitário A*.

Felizmente, nosso Sistema Solar é afastado do buraco negro cerca de 24.000 anos-luz, ou seja, localiza-se em "subúrbios" da nossa galáxia. Esse fato nos permite escapar da radiação de Sagitário A*.

Ao formular a hipótese sobre a presença de vida no universo, os cientistas sempre levaram em conta a radiação emitida por fontes poderosas, tais como explosões de supernova ou focos de raios de gama. Mas o efeito "esterilizante" provocado por buracos negros nunca foi levado em consideração.

"Esta consideração deve nos impulsionar a atualizar o conceito de zona habitável da galáxia. Nem todas as áreas da galáxia têm, de fato, o mesmo potencial de abrigar vida", explica Balbi.

Por um lado, o centro da galáxia é considerado um lugar totalmente estéril. Por outro, quanto mais chegarmos à borda da galáxia, diminui-se a densidade dos elementos pesados necessários para a vida.

Assim, os astrônomos supõem que o melhor lugar da Via Láctea para viver é a zona intermediária, ou seja, exatamente onde se localiza o nosso sistema solar. Com informações do Sputnik Brasil.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Harry e Meghan Markle Há 59 mins

Harry e Meghan Markle deram início ao divórcio? O que se sabe até agora

fama Vídeo Há 1 Hora

DiCaprio é acusado de 'comportamento desrespeitoso' em hotel

politica Investigação Há 1 Hora

Bolsonaro liderou, e Braga Netto foi principal arquiteto do golpe, diz PF

esporte Redes Sociais Há 19 Horas

Neymar rebate declaração de Rodri sobre Vini Jr: 'Virou falador'

fama Documentário Há 19 Horas

Diagnosticado com demência, filme conta a história Maurício Kubrusly

esporte Opinião 22/11/24

Rodri vê Vini Jr. como um dos melhores do mundo, mas cobra evolução: 'Tem coisas a melhorar'

fama Miley Cyrus Há 20 Horas

Miley Cyrus sobre o namorado: "Não levamos a vida muito a sério"

fama MARIA-FLOR Há 17 Horas

Todo mundo diz que tenho cara de boazinha, mas sou brava, diz Maria Flor

fama Fantasias Há 22 Horas

Descubra as fantasias íntimas dos famosos

brasil Brasil Há 23 Horas

Jovens fogem após sofrerem grave acidente de carro; vídeo