Veja menções a gênero excluídas pelo MEC na revisão da base curricular

Possíveis alterações serão debatidas nesta semana

© Agência Brasil / Antônio Cruz

Brasil EDUCAÇÃO 06/12/17 POR Folhapress

O Ministério da Educação do governo Michel Temer excluiu menções ao combate à discriminação de gênero da nova versão da Base Nacional Comum Curricular, que vai orientar o que escolas devem ensinar aos alunos.

PUB

A pasta ainda incluiu esse tema na parte de ensino religioso, para que se discuta nas escolas concepções de "gênero e sexualidade" de acordo com as tradições religiosas.

+ Pacientes e funcionários se empilham em clínica do Rio durante tiroteio

Grupos religiosos têm pressionado para que estratégias de combate à discriminação de gênero sejam retirados da base nacional curricular.

A reportagem teve acesso à nova versão da base, encaminhada ao CNE (Conselho Nacional de Educação) na semana passada, dia 29. O órgão debate possíveis alterações nesta semana.

As exclusões atingiram a introdução da base e outras três áreas de conhecimento: ciências da natureza (em ciências), ciências humanas (história e geografia) e linguagens (artes e educação física). Nas áreas, a ação do MEC afetou tanto textos introdutórios como habilidades (que expressam as aprendizagens essenciais que devem ser asseguradas aos alunos).

Em ensino religioso, bloco que voltou à base curricular, há um conjunto de habilidades chamado "Crenças religiosas e filosofias de vida", que prevê a abordagem não só da questão de gênero e sexualidade a partir das religiões, mas também de "concepções de vida e morte em diferentes tradições religiosas e filosofias de vida".

Confira abaixo onde estão os dez trechos alterados pela equipe do ministro Mendonça Filho (DEM-PE) e identificados pela reportagem.

INTRODUÇÃO

Competências gerais da Base Nacional Comum Curricular

Como era:

9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de origem, etnia, gênero, idade, habilidade/necessidade, convicção religiosa ou de qualquer outra natureza, reconhecendo-se como parte de uma coletividade com a qual deve se comprometer.

Proposta do MEC:

Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

CIÊNCIAS - 8º ANO

Bloco de habilidades

Como era:

(EF08CI11 - esse é o código de identificação da habilidade na base) Selecionar argumentos que evidenciem as múltiplas dimensões da sexualidade humana (biológica, sociocultural, afetiva e ética) e a necessidade de respeitar, valorizar e acolher a diversidade de indivíduos, sem preconceitos baseados nas diferenças de gênero.

Proposta do MEC:

(EF08CI11) Selecionar argumentos que evidenciem as múltiplas dimensões da sexualidade humana (biológica, sociocultural, afetiva e ética).

GEOGRAFIA

Introdução do bloco, dentro da área de Ciências Humanas

Como era:

Desse modo, a aprendizagem da Geografia favorece o reconhecimento da diversidade e das diferenças dos grupos sociais, com base em princípios éticos (respeito à diversidade sem preconceitos étnicos, de gênero ou de qualquer outro tipo).

Proposta do MEC:

Desse modo, a aprendizagem da Geografia favorece o reconhecimento da diversidade étnico-racial e das diferenças dos grupos sociais, com base em princípios éticos (respeito à diversidade e combate ao preconceito e à violência de qualquer natureza).

GEOGRAFIA

Parte que elenca as sete competências específicas de geografia para o ensino fundamentalComo era:

6. Construir argumentos com base em informações geográficas, debater e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental e respeito à biodiversidade e ao outro, sem preconceitos de origem, etnia, gênero, idade, habilidade/necessidade, convicção religiosa ou de qualquer outro tipo.

 

Proposta do MEC:

7. Construir argumentos com base em informações geográficas, debater e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental e respeito à biodiversidade e ao outro, sem preconceitos de qualquer natureza.

HISTÓRIA - 9º ANO

Bloco de habilidades

Como era:

(EF09HI27) Avaliar as dinâmicas populacionais e as construções de identidades étnico-raciais e de gênero na história recente.

Proposta do MEC:

(EF09HI32) Analisar as transformações nas relações políticas locais e globais geradas pelo desenvolvimento das tecnologias digitais de informação e comunicação.

Nesse caso, o código da habilidade foi alterada e, em uma habilidade posterior, foi alterada, incluindo po combate a "qualquer forma de preconceito e violência" na seguinte habilidade: "Identificar e discutir as diversidades identitárias e seus significados históricos no início do século XXI."

ARTE - 1º AO 5º ANO

Bloco de habilidade

Como era:

(EF15AR12) Discutir as experiências corporais pessoais e coletivas desenvolvidas em aula, de modo a problematizar questões de gênero e corpo.

Proposta do MEC:

(EF15AR12) Discutir, com respeito e sem preconceito, as experiências pessoais e coletivas em dança vivenciadas na escola, como fonte para a construção de vocabulários e repertórios próprioARTE - 1º AO

5º ANO

Bloco de habilidade

Como era:(EF15AR22) Experimentar as possibilidades criativas do corpo e da voz, discutindo questões de gênero e corpo.

Proposta do MEC:

(EF15AR22) Experimentar possibilidades criativas, de movimento e de voz na criação de um personagem teatral, discutindo estereótipos.

ARTE - 6º AO 9º ANO

Bloco de habilidades

Como era:

(EF69AR15) Refletir sobre as experiências corporais pessoais e coletivas desenvolvidas em aula ou vivenciadas em outros contextos, de modo a problematizar questões de gênero, corpo e sexualidade.

Proposta do MEC:

(EF69AR15) Discutir as experiências pessoais e coletivas em dança vivenciadas na escola e em outros contextos problematizando estereótipos e preconceitos.

EDUCAÇÃO FÍSICA

Parte que elenca as 11 competências específicas de educação física para o ensino fundamentalComo era:

8. Reconhecer as práticas corporais como elementos constitutivos da identidade cultural dos povos e grupos, com base na análise dos marcadores sociais de gênero, geração, padrões corporais, etnia, religião.

Proposta do MEC:

7. Reconhecer as práticas corporais como elementos constitutivos da identidade cultural dos povos e grupos.

Nesse caso, uma das das competências foi suprimida, e a restante foi renumerada.

EDUCAÇÃO FÍSICA - 6º E 7º ANOS

Bloco de habilidades

Como era:

(EF67EF17) Problematizar preconceitos e estereótipos de gênero, sociais e étnico-raciais relacionados ao universo das lutas e demais práticas corporais e estabelecer acordos objetivando a construção de interações referenciadas na solidariedade, na justiça, na equidade e no respeito.

Proposta do MEC:

(EF67EF17) Problematizar preconceitos e estereótipos relacionados ao universo das lutas e demais práticas corporais, propondo alternativas para superá-los, com base na solidariedade, na justiça, na equidade e no respeito.

ENSINO RELIGIOSO

Inclusões de questões de gênero e sexualidade neste novo bloco.

9º ano

Blocos de habilidades

(EF09ER03) Discutir as distintas concepções de gênero e sexualidade segundo diferentes tradições religiosas e filosofias de vida.

(EF09ER04) Discutir as diferentes expressões de valorização e de desrespeito à vida, por meio da análise de matérias nas diferentes mídias.

Outras habilidades relacionadas "filosofias de vida":

(EF09ER01) Analisar concepções sobre o valor da vida e do corpo em diferentes filosofias de vida e tradições religiosas.

(EF09ER02) Analisar princípios e orientações para o cuidado da vida e do corpo na perspectiva de diversas tradições religiosas.

(EF09ER05) Identificar concepções de vida e morte em diferentes tradições religiosas e filosofias de vida, por meio da análise de diferentes ritos fúnebres.

(EF09ER06) Analisar as diferentes ideias de imortalidade elaboradas pelas tradições religiosas (ancestralidade, reencarnação, transmigração e ressurreição). Com informações da Folhapress. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 12 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

tech Aplicativo Há 12 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

brasil Tragédia Há 6 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

mundo Estados Unidos Há 13 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Condenados Há 21 Horas

Famosos que estão na prisão (alguns em prisão perpétua)

brasil Tragédia Há 13 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

fama Emergência Médica Há 13 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

fama Realeza britânica Há 5 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

brasil Tragédia Há 13 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos

fama Hollywood Há 8 Horas

Autora presta apoio a Blake Lively após atriz acusar Justin Baldoni de assédio