Brexit: negociações avançam e vão continuar durante a noite

Bruxelas e Londres estão a se esforçar por concluir até ao fim da semana um acordo sobre os principais aspectos do 'divórcio'

© DR

Economia Comissão 07/12/17 POR Lusa

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, "esteve ao telefone com o primeiro-ministro irlandês, Leo Varadkar, e depois com [a sua homóloga britânica] Theresa May. Estamos a fazer progressos, mas ainda não chegamos ao fim. As negociações vão prosseguir toda a noite", escreveu na rede social Twitter a porta-voz, Margaritis Schinas.

PUB

"Esta noite, mais do que nunca, fiquem atentos, com os telefones ligados", acrescenta o 'tweet', numa referência a uma reunião com a chefe do executivo britânico em Bruxelas.

+ Mercado precifica que Previdência não passa, diz presidente da Bolsa

Bruxelas e Londres estão a se esforçar por concluir até ao fim da semana um acordo sobre os principais aspectos do "divórcio", a fim de passar a uma segunda fase de negociações, dedicada à sua relação futura.

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, havia informado antes que faria uma declaração à imprensa sobre o estado das negociações do 'Brexit' na sexta-feira, às 07:50 em Bruxelas (04:50 de Brasília), após a qual deverá partir para uma visita à Hungria, às 08:15 (05:15 de Brasília), precisou uma fonte europeia.

"A menos de uma semana do Conselho da UE, o senhor Tusk fará um ponto da situação sobre o estado do 'Brexit', qualquer que ele seja amanhã de manhã", explicou a mesma fonte. Em Londres, Downing Street evitou pronunciar qualquer comentário por enquanto.

A União Europeia e o Reino Unido falharam na segunda-feira (4), após um almoço entre Juncker e May, em selar um acordo sobre as linhas gerais do seu divórcio, encalhando na questão relativa ao futuro da fronteira irlandesa após o 'Brexit'.

Esta questão é uma das três prioridades desta primeira fase das negociações do 'Brexit', juntamente com a regulamentação financeira da separação e os direitos dos cidadãos estrangeiros.

Os europeus exigem "avanços suficientes" nestas três frentes para aceitar abrir uma segunda fase de negociações, incluindo aquelas comerciais exigidas com insistência por Londres.

May afirmou na quarta-feira (6) que Londres e Bruxelas estavam "a pontos" de passar à segunda fase do processo de negociação. O objetivo dos europeus é selar este acordo rapidamente para poderem proceder à sua validação na reunião europeia agendada para o dia 15 de dezembro, em Bruxelas. Com informações da Lusa.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Tragédia Há 23 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

fama Realeza britânica Há 6 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

fama Televisão agora mesmo

Fernanda Lima diz que Globo acabou com Amor e Sexo por ser progressista

mundo Estados Unidos Há 7 Horas

Mangione se declara inocente das acusações de homicídio e terrorismo

fama Saúde Há 22 Horas

'Esteja presente para você e para quem ama', diz amiga de Preta Gil

fama Hollywood Há 20 Horas

Atrizes saem em defesa de Blake Lively em processo contra Justin Baldoni

fama Saúde Há 7 Horas

Preta Gil está acordada e conversando, mas segue na UTI, diz boletim médico

esporte Futebol Há 23 Horas

Quanto o Palmeiras recebeu e quanto ainda tem a receber por Estêvão

economia Bahia Há 6 Horas

Trabalhadores em condições análogas à escravidão são resgatados de fábrica da BYD

politica Justiça Há 7 Horas

Foragidos do 8/1 se frustram com Milei e ficam na mira da polícia na Argentina