Brasileiras fazem campanha contra brincadeira ofensiva de cafeteria

Petição tem o objetivo de suspender a distribuição de copos da empresa Bagelstein com frases ofensivas contra o Brasil

© Reprodução/ Twitter

Mundo França 11/12/17 POR Notícias Ao Minuto

O Grupo Brasileiras de Paris lançou uma petição com o objetivo de suspender a distribuição de copos da empresa Bagelstein, da França, com frases ofensivas contra o Brasil, campanha publicitária que gerou forte revolta nos últimos dias.

PUB

Milhares de cidadãos e autoridades do Brasil manifestaram grande indignação no último final de semana ao tomar conhecimento de um polêmico copo que vem sendo vendido pela cafeteria francesa, no qual são reforçados estereótipos preconceituosos sobre os brasileiros. 

+ Cafeteria francesa faz marketing preconceituoso contra brasileiros

"Não escute o Bernard, não há apenas favelas, drogas e putas no Brasil. Também tem um ótimo café", diz a frase que levou várias pessoas a boicotar a rede. 

Em resposta aos questionamentos do público, a empresa se defendeu dizendo que a piada em questão não havia sido bem compreendida. Segundo a Bagelstein, o personagem em questão, Bernard, seria o apresentador de um programa televisivo que tem por hábito apenas mostrar as coisas ruins que existem em países da América do Sul, e a crítica no copo seria contra ele, contra o seu estilo de documentário.

Apesar da tentativa, muitos não se convenceram e não ficaram satisfeitos com a explicação dada. A Embaixada do Brasil em Paris lamentou, por meio de nota, o uso de dizeres pejorativos contra os brasileiros e disse que a empresa demonstrou um comportamento muito desrespeitoso em relação ao Brasil.

"Infelizmente, a Embaixada não tem como impedir que uma empresa se escude em algo que alega ser uma 'brincadeira' para veicular ofensas, que dentre outros aspectos, reforçam estereótipos altamente ultrajantes às mulheres brasileiras. Nossa ação será enviar protesto formal à direção dessa empresa que não nos tratou com o respeito e a dignidade que merecemos", escreveu a embaixada.

De acordo com as responsáveis pelo abaixo-assinado contra a Bagelstein, as brasileiras e brasileiros residentes no exterior travam uma batalha constante contra os preconceitos e os estereótipos ligados a sua nacionalidade. Antes, se esses estereótipos estavam ligados ao futebol e ao carnaval, agora, as referências passam a ser drogas, violência e prostituição. 

"Nosso objetivo, em um primeiro momento, é o de fazer com que os referidos copos sejam recolhidos e que a sua distribuição na França, Bélgica e Luxemburgo seja imediatamente proibida", disse o Grupo Brasileiras de Paris, afirmando que a publicidade da empresa francesa tem um conteúdo racista, misógino e preconceituoso. "Não aceitamos este tipo de humor utilizado pela rede, que faz uso de graves problemas sociais para vender um produto. Além disso, ele vem encorajar um comportamento ofensivo e machista contra os brasileiros em geral, e contra a mulher brasileira, em particular." Com informações do Sputnik.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 7 Horas

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

mundo EUA Há 10 Horas

Professora que engravidou de aluno de 12 anos é condenada

fama GUSTTAVO-LIMA Há 13 Horas

Gusttavo Lima é hospitalizado, cancela show no festival Villa Mix e fãs se revoltam

brasil BR-116 Há 11 Horas

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

fama WILLIAM-BONNER Há 9 Horas

William Bonner quebra o braço e fica de fora do Jornal Nacional no fim do ano

fama Vanessa Carvalho Há 10 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

fama Pedro Leonardo Há 11 Horas

Por onde anda Pedro, filho do cantor Leonardo

lifestyle Smartphone Há 10 Horas

Problemas de saúde que estão sendo causados pelo uso do celular

esporte FUTEBOL-RIVER PLATE Há 10 Horas

Quatro jogadoras do River Plate são presas em flagrante por racismo

fama Afogamento Há 20 Horas

Famosos que morreram afogados: Casos mais impactantes