© iStock
Você pode não saber, mas o som da mastigação têm mais influência na sua dieta do que imagina. Segundo um estudo publicado na revista Food Quality and Preference e realizado pela Universidade de Brigham Young (EUA), as pessoas comem menos quando se conscientizam dos sons que as comidas fazem durante a mastigação, o chamado "efeito mastigação", de acordo com o site Hypescience.
PUB
O autor do estudo Ryan Elder explica que comer em ambientes barulhentos, como em frente à TV, com música alta ou em um restaurante com muito barulho, faz com que as pessoas percam a noção da quantidade que já comeram.
+ Confira 6 alimentos que bloqueiam os efeitos dos raios UV no verão
Vale ressaltar que os sons da comida sendo preparada não contam, como o som do bife na frigideira ou da pipoca estourando, mas apenas o que fazemos durante a mastigação e deglutição - a mera imaginação do som já é suficiente para fazer comer menos. “Em sua maioria, consumidores e pesquisadores ignoraram o som da comida como importante sinal da experiência alimentar”, diz outra pesquisadora envolvida no trabalho, Gina Mohr.