© Regis Duvignau/Reuters
O mais recente edital do programa Mais Médicos recebeu mais de 8 mil inscrições de profissionais formados em instituição de educação superior brasileira ou com diploma revalidado no Brasil. Nesta terça-feira (12), termina o prazo para que os inscritos escolham os locais de preferência para atuação. De acordo com o Ministério da Saúde, serão 983 vagas em 512 municípios e mais uma em Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI).
PUB
O maior número de vagas é encontrado na região Nordeste, onde há 341 oportunidades. Em seguida, aparecem o Sudeste, com 253 vagas; o Sul, com 167; o Norte, com 125; e o Centro-Oeste, com 97.
+ Critérios de morte encefálica mudam e afetam doação de órgãos
Na próxima sexta-feira (15), será publicado o resultado preliminar da alocação. E entre 3 e 5 de janeiro, deve ocorrer a validação dos médicos pelo gestor municipal no Sistema de Gerenciamento de Programas (SGP). O início das atividades está previsto para 8 de janeiro de 2018. Confira o cronograma para os médicos e para os municípios.
O lançamento do edital para profissionais brasileiros faz parte do esforço, por parte do Ministério da Saúde, para repor e substituir médicos estrangeiros que atuaram no programa por meio de cooperação com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). Também estão sendo repostas, segundo o ministério, vagas oriundas de desistências e de encerramento de contrato. Com informações do Portal Brasil.