Papa ataca exclusão de índios, negros e mulheres na América

Francisco também criticou "colonização ideológica" na região

© Reuters

Mundo América Latina 12/12/17 POR ANSA

O papa Francisco celebrou nesta terça-feira (12), na Basílica de São Pedro, no Vaticano, uma missa pela América Latina, por ocasião da festa litúrgica de Nossa Senhora de Guadalupe, "padroeira das Américas".

PUB

Em sua homilia, o líder da Igreja Católica criticou a situação de exclusão social vivida por índios, negros e mulheres no subcontinente e defendeu que os povos latino-americanos sejam protegidos contra a "colonização ideológica".

+ Irã é atingido por novo terremoto de grande magnitude

Francisco disse que "indígenas e afro-americanos frequentemente não são tratados com dignidade e paridade de condições", que muitas mulheres são "excluídas por causa do sexo, da raça e do estado socioeconômico" e que os jovens "recebem uma educação de baixa qualidade e não têm oportunidade de progredir em seus estudos ou de entrar no mercado de trabalho para construir uma família".

Além disso, o Papa acrescentou que "pobres, desempregados, migrantes, deslocados e camponeses sem terra" são relegados à "economia informal" e denunciou que crianças são submetidas à prostituição infantil, "frequentemente ligada ao turismo sexual".

Segundo o Pontífice, os povos da América Latina e do Caribe são marcados pela "riqueza e diversidade culturais" e precisam ser defendidos contra "todas as tentativas de homogeneização, que acabam impondo, com slogans atraentes, um único modo de pensar, de ser, de sentir e de viver".

"Nossa fertilidade nos impõe a defesa de nossos povos contra uma colonização ideológica que anula os mais ricos deles, sejam indígenas, afro-americanos, mestiços, camponeses ou suburbanos", ressaltou.

Nascido na Argentina, Francisco é o primeiro papa latino-americano da história e dedica especial atenção à região. Em seus discursos e homilias, menciona frequentemente os problemas vividos por países como Venezuela e até mesmo Brasil, onde ele já disse existir uma "escandalosa corrupção".

Recentemente, Jorge Bergoglio convocou, para 2019, um Sínodo dos Bispos voltado exclusivamente à evangelização da Amazônia, tema em sintonia com sua primeira encíclica, a "Louvado seja", que fala sobre meio ambiente. Com informações da ANSA.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 23 Horas

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

economia Dinheiro Há 4 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

brasil ACIDENTE-MG 22/12/24

Sobe para 41 o número de mortos em acidente entre ônibus e carreta em MG

fama CHRIS-BROWN Há 23 Horas

Chris Brown transforma o Allianz em balada pop R&B

fama Kate Middleton Há 23 Horas

Kate Middleton grava mensagem especial de Natal

fama Patrick Swayze Há 18 Horas

Atriz relembra cena de sexo com Patrick Swayze: "Ele estava bêbado"

fama Tragédias Há 22 Horas

Modelos que morreram em circunstâncias trágicas: Um caso recente

mundo Estados Unidos Há 5 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Mal de parkinson Há 20 Horas

Famosos que sofrem da doença de Parkinson

mundo Guerra na Ucrânia Há 23 Horas

"Vão lamentar". Putin promete mais destruição na Ucrânia