© Pixabay
Apaixonado por arquitetura, o designer italiano Matteo Gavazzi, que desde 2010 vive na capital paulista, encerra um ciclo de homenagens à cidade da garoa com o lançamento do livro "Prédios de São Paulo – Volume 3", no Museu da Casa Brasileira (MCB), instituição da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. O livro será lançado neste sábado (16), a partir das 14h, com entrada gratuita.
PUB
O projeto online, que teve início em 2014, virou livro no ano seguinte – com lançamento no MCB – e ganhou a segunda edição em 2016. A terceira edição, que encerra a trilogia, apresenta uma seleção com cerca de 40 grandes edificações menos conhecidas, que guardam características e histórias singulares.
+ Festa: Dia Nacional do Forró é sinônimo de Luiz Gonzaga
Sobre o projeto
Criada em 2014 por Matteo Gavazzi, a iniciativa cataloga imagens e informações históricas de edifícios da capital paulista. Já foram publicados, na página do Facebook e em dois volumes da série de livros Prédios de São Paulo, relatos sobre aproximadamente 300 edificações. Um verdadeiro documento histórico e colaborativo sobre a memória e o patrimônio de São Paulo. Integram hoje a equipe: Matteo Gavazzi, Milena Leonel, Ana Clara Queiroz, Carolina Mossin e Emiliano Hagge.
O fenômeno "Prédios de São Paulo" já inspirou outras iniciativas pelo país, como o "Prédios de Curitiba", "Prédios de Salvador" e o livro "Casa e Chão", de Belo Horizonte.
“Acho importante que esse projeto inspire as pessoas a tirar do papel as próprias ideias, a fazer acontecer iniciativas culturais. Acredito que o país está cheio de bons e importantes projetos que merecem ser viabilizados”, diz Matteo.
Sobre o Museu da Casa Brasileira
O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda com base em debates, palestras e publicações que contextualizam a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas, destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país, realizado desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.
SERVIÇO:
Dia e Horário: 16 de dezembro, sábado, das 14h às 18h
Entrada gratuita
Local: Museu da Casa BrasileiraAv. Faria Lima, 2.705 – Jd. PaulistanoTel.: (11) 3032.3727