5 passos para ter um bronzeado natural e saudável no verão

Especialista dá dicas para conseguir uma cor impecável sem prejudicar a saúde da pele

© iStock

Lifestyle CUIDADOS 13/12/17 POR Notícias Ao Minuto

O verão se aproxima e um dos maiores desejos das mulheres é ficar com a pele bronzeada. Porém, antes de pegar o biquíni e correr para a praia ou piscina mais próxima, é preciso preparar a pele para que o bronze seja natural e, sobretudo, saudável. “A exposição prolongada ao sol requer alguns cuidados, já que ele emite raios ultravioletas UVA e UVB, que, juntos, penetram na epiderme e derme, causando alterações que aceleram o envelhecimento da pele tornando-a flácida e opaca, além de favorecerem o aparecimento das linhas, rugas e manchas solares”, explica Ingrid Peres, gerente cientifica e fisioterapeuta dermato-funcional da Onodera Estética.

PUB

Para conquistar uma pele dourada, livre de manchas e vermelhidão, alguns cuidados são essenciais. Abaixo, confira o passo a passo do bronzeado perfeito antes de se esbaldar no sol.

+ Confira 6 alimentos que bloqueiam os efeitos dos raios UV no verão

Cuide da pele: esfolie bem a pele antes de tomar sol para remover células mortas e evitar manchas. “As mulheres podem se preparar para o verão com uma Limpeza de Pele Especial, seguida de hidratação. Para o rosto, uma excelente opção é o OnoHidrat, que visa atenuar o aspecto desvitalizado, devolvendo ao manto hidrolipídico nutrientes que darão uniformidade. Não podemos esquecer da Hidronutrição, um processo de hidratação e nutrição da pele por meio de produtos, indicado para o tratamento de pele seca, desidratada ou envelhecida, pois auxilia no restabelecimento do equilíbrio da pele, deixando-a macia e suave”, indica Ingrid.

Não dispense o protetor solar: O protetor solar é indispensável mesmo para quem quer se bronzear, pois protege a pele contra a radiação solar e evita de queimaduras ao câncer de pele. Para o bronzeado seguro, o FPS deve ser 30 com aplicação 30 minutos antes da exposição e reaplicado a cada duas horas ou depois de contato com a água, ou suor excessivo.

Aposte em alimentos com betacaroteno: Para potencializar o bronzeado, vale investir em alimentos ricos em betacaroteno, como cenoura e o mamão, que estimulam a produção de melanina, elemento que oferece a tonalidade da pele. Lembre-se também de ingerir pelo menos dois litros de água por dia, já que a pele fica mais desidratada com o calor.

Escolha horários certos: prefira tomar sol antes das 10h ou após as 16h, quando a incidência dos raios solares é menor. “Em certos horários do dia, os raios UVB e UVA são mais agressivos. Eles são os responsáveis pela vermelhidão, pelas queimaduras de pele e favorecem o envelhecimento precoce da pele”, alerta a profissional.

Fuja da água quente: para o bronze durar, a dica é tomar um banho frio após a exposição solar. Isso porque é importante resfriar a pele e evitar ao máximo a água quente para não ficar com descamação. “Outra dica importante é passar hidratante após tomar sol. Além de ajudar a deixar o bronzeado uniforme, evita o ressecamento da pele”, finaliza.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Tragédia Há 19 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

fama Realeza britânica Há 2 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

fama Hollywood Há 22 Horas

Autora presta apoio a Blake Lively após atriz acusar Justin Baldoni de assédio

mundo Estados Unidos Há 22 Horas

Policial multa sem-abrigo que estava em trabalho de parto na rua nos EUA

esporte Futebol Há 22 Horas

Ex-companheiros ajudam filho de Robinho, que começa a brilhar no Santos

fama Televisão agora mesmo

Fernanda Lima diz que Globo acabou com Amor e Sexo por ser progressista

fama Luxo 23/12/24

Jeff Bezos se casará em Aspen com festa de R$ 3,5 bilhões e convidados famosos

brasil Tragédia Há 21 Horas

Duas mulheres seguem em estado grave após explosão de avião que caiu em Gramado

fama Família Há 21 Horas

Está 24 horas presente, diz Iza sobre Yuri Lima, pai de Nala

fama Confusões Há 20 Horas

Famosos Problemáticos: O que os vizinhos têm a dizer