© Reprodução / Instagram
Em seu programa no YouTube, Giovanna Ewbank convidou o marido Bruno Gagliasso e a especialista em sexualidade, Cátia Damasceno, para falar sobre sexo e prazer. Durante a conversa, Giovanna revelou ter sofrido de endometriose e que o problema causou muito desconforto e dores nas relações sexuais.
PUB
"Eu tive que operar de endometriose. Teve uma época em que eu estava sentindo muito desconforto, não sabia o que estava acontecendo, parecia que as coisas não se encaixavam. Procurei o ginecologista, conversei com o Bruno, operei e hoje estou bem", contou Giovanna.
+ Anticoncepcional aumenta risco de câncer de mama, diz estudo
Endometriose
A endometriose acontece quando o tecido mucoso que reveste o útero, denominado endométrio, cresce em outras regiões do sistema reprodutivo feminino. De acordo com o médico e fisioterapeuta Juliano Pimentel, durante o ciclo menstrual, os ovários produzem hormônios que engrossam a parede do útero (endométrio) para receber o óvulo fertilizado. Caso o óvulo não seja fertilizado, ocorre a menstruação, ou seja, este tecido é despreendido do útero e sai. Quando a endometriose afeta os ovários, é chamado de "Saco de Douglas".
Os sintomas mais comuns de endometriose são: menstruação dolorosa (dismenorreia) ou irregular; dor durante a relação sexual; dor durante a evacuação; dor ao urinar; sangramento excessivo durante a menstruação; sangramento entre ciclos; digestão dolorosa; prisão de ventre; náusea; dor lombar crônica e dor abdominal; dor pélvica; infertilidade; dor nas articulações; dor nos nervos; fadiga crônica e inchaço. Os sintomas variam de mulher para mulher.