Áustria se torna único da Europa a ter extrema direita no poder

Isso porque o ÖVP (Partido Popular), do líder conservador Sebastian Kurz, fechou aliança com o populista FPÖ (Partido da Liberdade Austríaco), de extrema direita

© Reuters

Mundo viena 16/12/17 POR Folhapress

Um pacto fixado neste sábado (16), em Viena, entre a direita e a extrema direita fará da Áustria o único país da Europa Ocidental com ultranacionalistas no governo.

PUB

Isso porque o ÖVP (Partido Popular), do líder conservador Sebastian Kurz, fechou aliança com o populista FPÖ (Partido da Liberdade Austríaco), de extrema direita.

+ Daesh ameaça atacar NY após decisão de Trump sobre Jerusalém

O entendimento, definido na sexta, começou após a eleição de outubro, vencida pelo ÖVP, apoiado na aversão a imigrantes que o aproxima do FPÖ, liderado por Heinz-Christian Strache e que ficou em terceiro no pleito.

Agora, o ÖVP passa a ter maioria dos votos no parlamento. A coalização marca a volta da extrema direita ao governo em mais de dez anos –fez parte de 2000 a 2005– e foi informada ao presidente Alexander Van der Bellen.

Kurz, que se tornará primeiro-ministro e o mais jovem líder da Europa –tem 31 anos–, e Strache afirmaram um dos principais pontos que os uniram é evitar maior relação com a União Europeia (UE) nas questões sociais.

O futuro premiê afirmou que se concentrará no corte de impostos e na questão da segurança, incluindo a luta contra a imigração ilegal.

Apesar de o FPÖ, fundado por ex-membro do grupo paramilitar nazista SS, insistir em se distanciar de posições vinculadas ao nazismo, ainda existe desconfiança.

O líder Strache já foi detido quando jovem por participar de protesto de grupo neonazista ilegal. E o FPÖ quer impedir estrangeiros de receber benefícios sociais e levar a Áustria ao Visegrad, que inclui Hungria, Polônia, República Tcheca e Eslováquia –países em atrito com a UE devido à política migratória.

A coalização fará o FPÖ assumir as pastas de estrangeiros, política interna e defesa –e o ÖVP ficará com finanças, justiça e agricultura. Van der Bellen afirmou que a Áustria deve seguirá na UE.

Além de ratear os ministérios, Kurz informou que o executivo do setor de seguros Hartwig Loeger, 52, da Uniqa, será o ministro das Finanças. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Briga! Há 8 Horas

Andressa Urach é agredida em festa e leva 4 pontos no rosto

justica Sete Lagoas Há 17 Horas

Adolescente é estuprada, atropelada e morta após festa em MG

mundo Austrália Há 17 Horas

Cobra atrasa voo na Austrália e é removida por passageiro famoso

politica Kids pretos Há 7 Horas

Bolsonaro tentou ser kid preto por 2 vezes: 'Fui deixado pra trás'

fama Jhei Soares Há 15 Horas

Influenciadora posta vídeo horas antes de morrer: ‘Indo ser jovem’

fama Racismo Há 9 Horas

Vaza novo áudio com ofensas racistas de Ana Paula Minerato

fama Liam Payne Há 16 Horas

Relatório aponta que Liam Payne tentou escapar do quarto antes de morrer

esporte Fortuna Há 8 Horas

Neymar Pai afirma sobre patrimônio construído com carreira do filho: 'Fiquei rico antes dele'

lifestyle Dicas Há 16 Horas

Descubra itens que devem ser guardados na geladeira e você não sabia

fama Letícia Cazarré Há 17 Horas

Leticia Cazarré dá entrada em hospital Após relatar problemas de saúde