San Juan: impossível recuperar corpos, diz especialista do caso Titanic

Dettweiler considerou que depois de uma suposta implosão a bordo do ARA San Juan seria impossível recuperar os corpos

© Reuters

Mundo Submarino 17/12/17 POR Notícias Ao Minuto

Tom Dettweiler, especialista em busca e salvamento de embarcações afundadas e o homem que encontrou o lendário Titanic, falou sobre o submarino argentino ARA San Juan e afirmou estar disposto a ir ao país sul-americano para ajudar a procurá-lo.

PUB

Em uma entrevista ao jornal argentino Clarín, Dettweiler concorda com a hipótese proposta por diversos especialistas de que provavelmente entrou água pelo snorkel do navio e atingiu as baterias, o que posteriormente teria causado uma explosão seguida de implosão.

+ Nome de ponte que ligará Crimeia à Rússia é escolhida pela web 

"Isto é sério e pode causar qualquer quantidade de eventos. Mas a maioria das tragédias não têm uma única causa; são uma série de eventos que conduzem a um desastre", afirmou o especialista ao Clarín.

Dettweiler considerou que depois de uma suposta implosão a bordo do ARA San Juan seria impossível recuperar os corpos dos 44 membros da tripulação do navio.

"Uma implosão é um dos episódios mais poderosos que você pode imaginar. O aço de quatro polegadas de espessura pode se dobrar e se enroscar como papel. O corpo humano não sobrevive a este tipo de acontecimentos […] Pode não ficar nada", apontou o especialista.

De acordo com Dettweiler, os custos de contratar uma empresa privada para os serviços de busca e resgate do ARA San Juan é de cerca de três milhões de dólares. De acordo com o Clarín, estima-se que a operação internacional já ultrapassaria os $ 700 milhões.

Dettweiler, que encontrou mais submarinos que qualquer um, considera que sua descoberta mais relevante não foi o Titanic, como acreditam muitos, mas o submarino israelense INS Dakar, que esteve perdido durante 31 anos.

"Conseguimos dar um fim à dor das famílias dos 69 tripulantes. Pude ver a importância e o impacto de nosso êxito em suas vidas", detalhou o especialista sobre a descoberta da embarcação.

Em 15 de novembro, o submarino ARA San Juan, com 44 pessoas a bordo, desapareceu quando navegava nas águas do oceano Atlântico a partir de Ushuaia à sua base habitual na Base Naval de Mar del Plata. Apesar de uma intensa operação de busca, o navio ainda não foi encontrado. Com informações do Sputnik.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Emergência Médica Há 7 Horas

Atriz Lisandra Silva é hospitalizada após uso de Ozempic

mundo Eleições Há 6 Horas

EUA: Centro de referência em projeções vê vitória de Kamala

fama Luto Há 8 Horas

Fãs e familiares se despedem de Agnaldo Rayol em velório na Alesp

fama Política Há 12 Horas

Jojo Todynho se revolta com boicote por ser de direita: 'Sou o que quiser'

mundo Estados Unidos Há 14 Horas

Kamala e Trump travam o que pode ser o embate mais acirrado da história dos EUA

politica Justiça Há 13 Horas

Moraes manda Fátima de Tubarão cumprir pena por atos de 8 de janeiro

fama Estados Unidos Há 14 Horas

Rihanna encoraja americanos a irem às urnas: 'Votem, porque eu não posso'

fama Trabalho 04/11/24

Fabio Assunção diz que incentiva filho a trabalhar após 'polêmica'

fama Luto Há 23 Horas

Agnaldo Rayol construiu legado entre a música, a televisão e o cinema

esporte Futebol Há 12 Horas

Flamengo: Bruno Henrique é investigado por suposto esquema de apostas