© Marcos Corrêa/PR
O Palácio do Planalto vai investir R$ 20 mil na compra de dois novos equipamentos de "teleprompter" (ou TP, aparelho comum na televisão, que exibe o texto a ser lido pelo apresentador diante da câmera ou da plateia). Segundo destaca a Folha de S. Paulo, o acessório é importante para o presidente Michel Temer discursar, como aconteceu recentemente na cerimônia de posse do ministro da Secretaria de Governo Carlos Marun.
PUB
Assessores do peemedebista dizem que Temer gosta da ferramenta, que ajuda a dar mais naturalidade à fala. O TP projeta o texto em duas placas transparentes colocadas uma de cada lado à frente de Temer, de modo que ele possa se movimentar sem perder as palavras de vista.
+ STJ anula condenação de ex-assessor de Palocci
Segundo a publicação, os painéis do tamanho de uma folha A4 parecem simples aparatos de vidro. O texto desliza na tela sob o controle de alguém que opera o sistema num computador, são enxergadas só do púlpito.
A Presidência abriu um pregão que prevê pagar até R$ 9.896 em cada um dos dois TPs (incluindo monitores, cabos, suportes e o software que faz o texto rolar).
O edital informa que é necessário comprar mais equipamentos porque o transporte dos atuais para viagens é demorado (eles vão antes de Temer, em aviões da Força Aérea Brasileira, e nem sempre voltam a Brasília a tempo para outros eventos).