© Shutterstock
Anda sofrendo de insônia sem motivo aparente? Então o melhor é começar a analisar tudo o que come ao longo do dia, especialmente à noite.
PUB
Como explica a revista Women’s Health, vários alimentos interferem na qualidade do sono, seja por obrigarem o organismo a um trabalho extra, seja pelo impacto que exercem nos níveis de energia e bem-estar.
+ Veja os alimentos que devem ser tendência em 2018
É o caso dos molhos de tomate, que podem causar azia ou um aumento do refluxo, interferindo na sensação de bem-estar e na capacidade de dormir ou manter um sono tranquilo.
Já o chocolate, tal como o café, tem cafeína, um componente que, por ser estimulante, é suficiente para interferir na capacidade de relaxar. Contudo, o chocolate é ainda um inimigo pela quantidade de açúcar que pode ter, uma vez que o açúcar também interfere nos níveis de energia. E por falar em açúcar, as bebidas gaseificadas ou energéticas e refrigerantes devem também ser evitadas.
As bebidas alcoólicas, a carne vermelha e o fast-food (que fazem com que o processo digestivo seja mais demorado), são outros alimentos que condicionam a qualidade do sono, especialmente se consumidos pouco antes de ir para a cama. Aqui, diz a revista, incluem-se ainda a batata-frita de pacote e os molhos processados, por serem ricos em sal, gorduras saturadas e açúcares adicionados, um trio quase explosivo que interfere na saúde e bem-estar.
Embora não seja um alimento pouco saudável como os acima mencionados, a água também pode afetar a qualidade do sono. Aqui, a culpa é a probabilidade de aumentar a vontade de urinar durante a noite.