© Pixabay
Trinta presos do 11º Distrito Policial de Curitiba, na Cidade Industrial, fugiram na madrugada desta segunda-feira (18) por meio de um túnel cavado por eles pela rede de esgoto. Segundo a Polícia Civil, até o momento, apenas um foi recapturado.
PUB
Como conta o 'G1', o buraco foi feito por meio de um vaso sanitário da carceragem, que abrigava 166 presos no momento da fuga, sendo que tem capacidade para 40. A abertura já está sendo concretada.
+ Sargento é o 129º policial morto no Estado do Rio este ano
A Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná (Sesp), a direção da Polícia Civil e do Departamento de Execução Penal (Depen) disseram estar cientes da superlotação nas carceragens das delegacias do estado.
Em nota, a Polícia Civil disse que uma alternativa encontrada foi o uso de tornozeleiras eletrônicas por presos que cometeram "crimes de menor potencial ofensivo". Eles são monitorados pelo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), da Sesp. O número de presos monitorados subiu de 500, no começo de 2015, para mais de seis mil neste ano.
Ainda de acordo com o documento, a corporação gerenciava em torno de 14 mil presos no início de 2011 e, atualmente, são cerca de 9,5 mil.
A Polícia Civil também ressaltou que serão abertas cerca de sete mil novas vagas até o fim de 2018 com as obras de construção e ampliação de unidades prisionais no estado.