Com falta d'água no DF, carros são lavados com mangueira no Jaburu

Sistema de irrigação da grama também estava em funcionamento, sendo que choveu praticamente todos os dias da última semana na região

© Dr

Brasil flagrante 18/12/17 POR Notícias Ao Minuto

Funcionários do Palácio do Jaburu – residência oficial do presidente Michel Temer – foram flagrados lavando carros oficiais com mangueiras em plena crise hídrica no Distrito Federal. As imagens foram feitas por um repórter cinematográfico da 'TV Globo' na manhã desta segunda-feira (18). Para completar, o sistema de irrigação da grama também estava em funcionamento, sendo que choveu praticamente todos os dias da última semana no local.

PUB

Questionada, a Presidência informou em nota que não tem usado o sistema de irrigação em dias de chuva. "Entretanto, no dia de hoje a equipe que cuida da rede de irrigação estava fazendo manutenção nos dutos, deste modo foi necessário ligá-la para a realização de testes."

Sobre a lavagem dos carros, a assessoria alegou que há um rigoroso controle do consumo de água na atividade. "Os carros oficiais que atendem as equipes de segurança do Presidente e família são lavados com controle rigoroso do consumo de água."

"A Administração do Palácio informa ainda que há sim orientações para reduzir os gastos, inclusive estudos foram solicitados para reestruturação no sistema de aspersores, com o objetivo de reduzir o consumo de água naquele Palácio", completou a nota.

+ Conselho de Psicologia aprova nova regra para atendimento a transexuais

Consumo

O 'G1' pontua que lavar o carro com mangueira não muito aberta por 30 minutos gasta 216 litros de água. Se o esguicho estiver com meia volta de abertura, o desperdício chega a 560 litros. Para economizar, a orientação é lavar o carro somente uma vez por mês e utilizar balde. Neste caso, o consumo cai para 40 litros.

Racionamento

Desde janeiro deste ano, o DF enfrenta racionamento de água. As chuvas voltaram a cair, mas a situação ainda é considerada crítica. Por isso, não se sabe quando a restrição deve acabar.

Proibido

Depois de um outro flagrante, em outubro deste ano, o governador Rodrigo Rollemberg determinou a suspensão da irrigação dos canteiros de prédios públicos da capital federal. No entanto, a determinação não vale para edifícios do governo federal.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 14 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

tech Aplicativo Há 14 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

brasil Tragédia Há 7 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

mundo Estados Unidos Há 14 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Condenados Há 22 Horas

Famosos que estão na prisão (alguns em prisão perpétua)

fama Realeza britânica Há 7 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

fama Emergência Médica Há 15 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

brasil Tragédia Há 15 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

fama Hollywood Há 10 Horas

Autora presta apoio a Blake Lively após atriz acusar Justin Baldoni de assédio

brasil Tragédia Há 14 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos