Renato Aragão, o Didi dos Trapalhões, recebe homenagem federal

Condecoração dada ao comediante é da classe Grã Cruz, a mais alta. Além dele, foram homenageadas outras 31 pessoas do universo da cultura

© Reprodução/YouTube

Cultura Ordem 19/12/17 POR Folhapress

O presidente Michel Temer premiou o ator e humorista Renato Aragão, o Didi Mocó dos Trapalhões, a Ordem do Mérito Cultural, em cerimônia no Palácio do Planalto nesta terça (19).

PUB

A condecoração dada ao comediante é da classe Grã Cruz, a mais alta. Além dele, foram homenageadas outras 31 pessoas do universo da cultura.

+ Festival de Berlim seleciona filme inspirado em Hilda Hilst

"Quando eu recebi a notícia pensei que era engano", afirmou Aragão a jornalistas antes da entrega do prêmio.

O ator negou haver constrangimento em aceitar a homenagem de Temer, um presidente com baixa popularidade, criticado por parte da classe artística - colegas globais de Aragão, como os atores Adriana Esteves e Fábio Assunção e a apresentadora Fernanda Lima, por exemplo, integraram campanha virtual pela aceitação das denúncias contra o presidente que terminaram rejeitadas pela Câmara dos Deputados.

"Eu estou aqui a convite pela cultura, pode ser qualquer presidente", disse.

Também foram condecorados com a Grã Cruz o diretor José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, o tradutor Ivo Barroso e o ex-ministro da Educação do governo Figueiredo Eduardo Portella, em homenagem póstuma.

O evento, anual, contou com a presença de cerca de 400 convidados no Planalto. O ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, afirmou que as políticas do governo Temer têm "encantado milhões de brasileiros e brasileiras".

"Com suas obras, seus feitos, suas conquistas, vocês [artistas] têm falado ao coração do Brasil, encantando milhões de brasileiros e brasileiras, contribuindo para um país ainda melhor", afirmou, para em seguida emendar: "É também, senhor presidente, o que o senhor e seu governo estão fazendo".

"A despeito do tempo exíguo, já logrou o senhor consolidar realizações que constituem sim uma obra e deste modo será reconhecido pela história", disse. O ministro listou entre os avanços do governo medidas polêmicas, como a reforma trabalhista e a reforma do ensino médio.

O grupo carnavalesco recifense Galo da Madrugada, que foi um dos homenageados, se apresentou para o público de artistas, empresários do setor e ministros.

Na entrega do prêmio 2016, foram homenageadas 36 personalidades do samba, e a cantora Fafá de Belém foi contratada para cantar o hino nacional.

Já em 2015, o principal homenageado do prêmio foi o poeta concretista Augusto de Campo e o prêmio contou com show exclusivo de Caetano Veloso. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica Polícia Federal Há 10 Horas

Bolsonaro pode ser preso por plano de golpe? Entenda

esporte Indefinição Há 10 Horas

Qual será o próximo destino de Neymar?

fama MAIDÊ-MAHL Há 11 Horas

Polícia encerra inquérito sobre Maidê Mahl; atriz continua internada

brasil Brasil Há 6 Horas

Jovens fogem após sofrerem grave acidente de carro; vídeo

justica Itaúna Há 10 Horas

Homem branco oferece R$ 10 para agredir homem negro com cintadas em MG

economia Carrefour Há 8 Horas

Se não serve ao francês, não vai servir aos brasileiros, diz Fávaro, sobre decisão do Carrefour

fama Segunda chance Há 23 Horas

Famosos que sobreviveram a experiências de quase morte

brasil São Paulo Há 11 Horas

Menina de 6 anos é atropelada e arrastada por carro em SP; condutor fugiu

fama Documentário Há 2 Horas

Diagnosticado com demência, filme conta a história Maurício Kubrusly

fama Autobiografias Há 5 Horas

Celebridades que publicaram autobiografias reveladoras