O Facebook não vai mais identificar notícias falsas com uma bandeira vermelha. A rede social divulgou, nesta quarta-feira (20), que passará a marcar postagens com informações contestáveis, conferindo destaque ao recurso "Artigos Relacionados".
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Conforme a empresa de Mark Zuckerberg defendeu em comunicado, a mudança de foco proverá algo mais precioso: contexto. A bandeira que o Facebook acreditou que sinalizaria "perigo" de "fake news" não teve o efeito desejado. A empresa admite que o tempo para que as fraudes sejam identificadas é longo: pelo menos três dias.
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"Pesquisas acadêmicas sobre correção de informações mostrou que colocar uma imagem forte, como uma bandeira vermelha, ao lado de um artigo pode, na verdade, consolidar crenças profundamente seguras - o efeito oposto ao que pretendemos", informou Tessa Lyons, gerente de produto do Facebook.
A seção de "Artigos Relacionados" oferecerá meios para que os usuários verifiquem o que mais está sendo dito sobre o assunto. O recurso, disponível desde 2013, recebeu atualizações que vêm sendo testadas pelo Facebook desde abril. Com a mudança, o Facebook joga o Google sob os holofotes, como ressalta a CNet. A empresa está sendo criticada por deixar artigos mentirosos circulando.