Conmebol cita incidente no Maracanã para defender final em jogo único

A ideia é que a entidade transforme a final da Libertadores em um acontecimento esportivo que dure alguns dias

© REUTERS/Jorge Adorno

Esporte futuro 21/12/17 POR Folhapress

A confusão no Maracanã durante a final da Copa Sul-Americana, entre Flamengo e Independiente, no último dia 13, foi usada pela Conmebol como argumento para defender a realização de finais em jogo único na Libertadores.

PUB

"Fazendo uma final única poderíamos ter controle da segurança. Não haveria torcida local e torcida visitante, como aconteceu na final entre Flamengo e Independiente. Aquilo foi algo lamentável para o futebol. Quando há uma organização sem rivalidade fica mais fácil. Apenas por um milagre não houve uma tragédia", afirmou o diretor de competições da entidade, o argentino Gonzalo Belloso.

Em uma ação premeditada, cerca de 8.000 torcedores flamenguistas invadiram o estádio para assistir à decisão. Houve tumulto e conflitos com policiais antes e depois da partida. O clube brasileiro pode ser punido pela Conmebol. As sanções podem chegar até à exclusão do time da próxima Libertadores.

Para a confederação, a final da Libertadores em partida única é uma questão de tempo. Na última terça (19), dirigentes de federações se reuniram em Assunção e avançaram nas conversas para que isso aconteça em 2019. O presidente da entidade, Alejandro Domínguez, queria que a mudança ja começasse a valer no torneio de 2018.

"É muito provável que isso aconteça em 2019", completou Belloso.

+ Seedorf e Atlético-PR já estariam apalavrados, diz site

A Conmebol prometeu apresentar às federações nacionais e aos clubes estudos de impacto econômico para mostrar que a mudança será financeiramente positiva. A entidade usa todos os argumentos possíveis para provar que o fim da tradição de decidir o título em confrontos de ida e volta, que acontece desde a primeira edição do torneio, em 1960, será positivo.

Segundo o diretor, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Lima (Peru), Guaiaquil (Equador), Buenos Aires, Mar del Plata (Argentina), Santiago (Chile) e Montevidéu (Uruguai) manifestaram interesse em sediar a decisão. No entanto, após os incidentes do Maracanã, o Rio não deverá ser escolhido. É pouco provável até que uma cidade brasileira seja a primeira a receber o novo formato da decisão.

A inspiração indisfarçável é com a Liga dos Campeões da Europa, que desde a sua criação, em 1955, realiza a final em jogo único. O evento se tornou ainda maior com a mudança de nome da competição, em 1992 -antes o torneio se chamava "Copa da Europa".

A ideia é que a Conmebol transforme a final da Libertadores em um acontecimento esportivo que dure alguns dias.

"Há muitas coisas positivas. Temos pelo menos dez cidades na América do Sul em condições de sediar a final. Não apenas organizar a partida, mas que tenha uma semana de festas e que seja atrativo para as duas equipes, principalmente se for disputada no verão. Que a Conmebol realize seminários, que entregue os prêmios de melhor jogador da temporada É questão de tempo", finaliza o diretor de competições. (Folhapress)

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Harry e Meghan Markle Há 54 mins

Harry e Meghan Markle deram início ao divórcio? O que se sabe até agora

fama Vídeo Há 1 Hora

DiCaprio é acusado de 'comportamento desrespeitoso' em hotel

politica Investigação Há 58 mins

Bolsonaro liderou, e Braga Netto foi principal arquiteto do golpe, diz PF

esporte Redes Sociais Há 19 Horas

Neymar rebate declaração de Rodri sobre Vini Jr: 'Virou falador'

fama Documentário Há 19 Horas

Diagnosticado com demência, filme conta a história Maurício Kubrusly

esporte Opinião Há 23 Horas

Rodri vê Vini Jr. como um dos melhores do mundo, mas cobra evolução: 'Tem coisas a melhorar'

fama Miley Cyrus Há 20 Horas

Miley Cyrus sobre o namorado: "Não levamos a vida muito a sério"

fama MARIA-FLOR Há 17 Horas

Todo mundo diz que tenho cara de boazinha, mas sou brava, diz Maria Flor

fama Fantasias Há 21 Horas

Descubra as fantasias íntimas dos famosos

brasil Brasil Há 23 Horas

Jovens fogem após sofrerem grave acidente de carro; vídeo