© iStock
Que tal um ‘eggnog’ com uma fatia de panettone ou um ‘coquito’ acompanhado de queijo? E que tal um Natal em que as tradições se fundem, os costumes se misturam e o velho dá lugar ao novo?
PUB
Se você gosta de inovar, acrescentando mais variedade, sabor e requinte ao Natal, então pode começar fazendo uma volta ao mundo pelas bebidas de Natal mais tradicionais, bebidas que passam de geração em geração e que se assumem, agora, como um símbolo natalício em vários países.
O site Insider foi à procura das mais antigas e simbólicas e fez uma lista que o vai deixar com água na boca.
Feuerzangenbowle (Alemanha). Esta bebida é composta por um vinho alemão (com especiarias), o glühwein, e rum, acompanhados de açúcar e… de uma chama, que faz com que o açúcar fique caramelizado no topo da bebida.
Eggnog (Estados Unidos e Canadá). Feita com ovos, leite, creme de leite, canela e noz moscada, esta bebida pode ser ainda acompanhada por um pouco de rum. Ela é servida fria, depois de ter sido refrigerada.
Glögg (Suécia). Vodca e aquavita (bebida destilada), vinho tinto, laranja, uva, especiarias (entre elas a canela e a estrela de anis) e açúcar são os ingredientes desta bebida.
Bombardino (Itália). Esta bebida é composta por Advocaat (bebida feita de ovos, açúcar e brandy), rum e creme de leite, sendo, por hábito, servida quente.
Coquito (Porto Rico). A junção de leite de coco e creme de coco é o segredo desta bebida, que se serve gelada e que contém ainda leite condensado, canela, noz-moscada e cravinho-da-Índia, ingredientes que são misturados ao rum.
Sorrel (Jamaica). Trata-se de uma espécie de ponche, mas é feita com gengibre, cravinho-da-Índia, canela, noz-moscada, laranja e rum branco. Os ingredientes são todos fervidos, mas o produto final vem com gelo.
Cola de mono (Chile). Esta bebida contém leite evaporado, café, açúcar, canela, brandy e um rum tradicional do Chile.
Hot toddy (Escócia). Rum ou brady são a base da bebida, à qual se junta mel, limão e chá.
Ponche Navideño (México). Goiaba, maçã, pera, uvas, ameixas e laranja são as frutas que compõem esta bebida quente, à qual é ainda adicionado um tipo de alperce mexicano, o tejecotes, e ainda açúcar mascavado.
Wassail (Reino Unido). Trata-se de uma espécie de cidra com especiarias que é servida quente. Açúcar, gengibre, canela, noz-mocada e sumo de laranja são os outros ingredientes.