Homicídios aumentam 9,2% em novembro no estado de São Paulo

De acordo com a SSP, foram 24 homicídios a mais, passando de 261 registros em novembro de 2016 para 285 no mês passado

© Divulgação

Brasil levantamento 22/12/17 POR Estadao Conteudo

O número de homicídios no Estado de São Paulo subiu 9,2% em novembro, segundo balanço estatístico divulgado nesta sexta-feira (22)pela Secretaria Estadual da Segurança Pública (SSP). Foi o terceiro mês de 2017 em que as mortes violentas subiram. As outras altas aconteceram em fevereiro e junho.

PUB

De acordo com a SSP, foram 24 homicídios a mais, passando de 261 registros em novembro de 2016 para 285 no mês passado. O maior aumento ocorreu na Grande São Paulo, com 18 homicídios a mais no mês passado em comparação a novembro de 2016. Na capital, foram dois casos a mais e no interior, quatro.

Para o secretário estadual da Segurança Pública, Mágino Alves, a alta dos homicídios em novembro foi "excepcional" e pode ser explicada pelo aumento dos "conflitos interpessoais", que são brigas diversas como entre vizinhos e no bar, por exemplo. Segundo ele, foram registradas 21 mortes a mais em decorrência dessas brigas no mês passado do que em novembro de 2016.

"Um estudo que fizemos para analisar esse aumento dos homicídios constatou que a diferença corresponde mais ou menos ao aumento dos conflitos interpessoais. Foram 21 casos a mais nesse tipo de crime, aumento de 47%. Não tivemos nada que justifique aumento desses conflitos, que é um crime muito difícil de se evitar", disse Mágino Alves.

+ Empresários vão à Justiça contra greve de ônibus no Rio

Já os registros de estupros continuaram subindo, fenômeno observado ao longo de todo o ano. Desta vez, alta foi de 15%, passando de 914 para 1.051 casos reportados à polícia paulista. "Há um aumento efetivo de notificações, principalmente por causa das campanhas que vêm sendo lançadas a respeito da violência contra a mulher. A maior parte desses crimes acontece entre quatro paredes e a presença do Estado para evitá-los é humanamente impossível."

Segundo o balanço da SSP, todos os outros crimes registraram queda no mês de novembro, com destaque para os latrocínios (roubo seguido de morte), que caíram 14,3% (de 28 para 24). Foi a quinta queda consecutiva. Já os roubos em geral caíram pela oitava vez no ano, de 27.029 em novembro de 2016 para 22.982 no mês passado, redução de 15%.

Os roubos de carga também caíram 15% (de 975 para 829) e os roubos a banco reduziram 50% em novembro (de 14 para 7 ocorrências), atingindo o menor registro para o mês de novembro desde o início da série histórica, em 2001. Os roubos de veículos também recuaram (16,6%), passando de 6.752 para 5.633, o menor número para o mês desde 2009.

Já os furtos em geral caíram 3,19% e os de veículo ficaram estáveis, com queda de 0,02%. Segundo a SSP, pela primeira vez desde 2001, não houve registro de extorsão mediante sequestro no mês de novembro. Com informações do Estadão Conteúdo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Tragédia Há 23 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

fama Realeza britânica Há 6 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

fama Televisão agora mesmo

Fernanda Lima diz que Globo acabou com Amor e Sexo por ser progressista

fama Confusões Há 23 Horas

Famosos Problemáticos: O que os vizinhos têm a dizer

mundo Estados Unidos Há 7 Horas

Mangione se declara inocente das acusações de homicídio e terrorismo

fama Saúde Há 21 Horas

'Esteja presente para você e para quem ama', diz amiga de Preta Gil

fama Hollywood Há 20 Horas

Atrizes saem em defesa de Blake Lively em processo contra Justin Baldoni

fama Saúde Há 7 Horas

Preta Gil está acordada e conversando, mas segue na UTI, diz boletim médico

esporte Futebol Há 23 Horas

Quanto o Palmeiras recebeu e quanto ainda tem a receber por Estêvão

economia Bahia Há 6 Horas

Trabalhadores em condições análogas à escravidão são resgatados de fábrica da BYD