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Para queimar os estoques, os supermercados já estão fazendo promoções dos produtos de Natal. Os descontos variam de 30% a 40%. Tradicionalmente, as ofertas acontecem logo após a virada do ano.
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"A gente observa que alguns produtos sazonais sobraram. Os supermercados compraram um estoque semelhante ao que foi vendido no ano passado, esperando manter o resultado de 2016. Temos que esperar a contabilização do desempenho para verificar o que aconteceu. Agora as redes já oferecem chester, por exemplo, pela metade do preço. Produtos muito consumidos no Réveillon, como espumante e pernil, também estão com grandes descontos. Esses itens têm que ser vendidos até o dia 31 para o supermercado não ficar com aquele mix que registra uma queda absurda em janeiro", explicou o consultor de varejo Marcos Quintarelli ao 'Extra'.
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Com a queda do poder aquisitivo dos brasileiros neste ano de crise econômica, houve uma mudança no perfil de consumo e uma adaptação nas ofertas, sendo que agora os principais descontos são em itens de segunda linha.
"Sentimos que o consumidor está mais sensível a ofertas e que ele está migrando para a segunda marca, comprando itens de segunda linha. Vemos esse movimento principalmente por causa dos preços", afirmou Patricia Rotelli, gerente comercial da rede SuperPrix.