Governo recua e edita regras mais duras sobre trabalho escravo

A nova portaria reverte mudanças polêmicas que haviam sido feitas em 16 de outubro

© Divulgação

Economia Portaria 29/12/17 POR Folhapress

O Ministério do Trabalho recuou e publicou uma nova portaria nesta sexta-feira (29) que estabelece regras mais duras para a fiscalização do trabalho análogo à escravidão no país.

PUB

Em seu último ato à frente da pasta, o ministro Ronaldo Nogueira ampliou as situações em que empregadores podem ser punidos por submeter trabalhadores a condições degradantes e jornadas exaustivas.

+ Desemprego cai para 12% em novembro, aponta IBGE

A nova portaria reverte mudanças polêmicas que haviam sido feitas em 16 de outubro, quando o ministério publicou regras que alteravam as definições de "jornada exaustiva" e de "condição análoga à de escravo".

As regras criadas pelo texto anterior restringiram as situações em que empregadores seriam punidos. A portaria de outubro declarava que essa situação só ocorreria, por exemplo, quando os trabalhadores fossem mantidos em cárcere privado por homens armados.

Com a nova portaria, essas definições ficaram mais amplas. O texto define "jornada exaustiva" como uma forma de trabalho que "acarrete violação de direito fundamental do trabalhador, notadamente os relacionados a segurança, saúde, descanso e convívio familiar e social".

Segundo o texto publicado nesta sexta-feira, empregadores podem ser incluídos na chamada "lista suja" em caso de violação de um ou mais critérios de jornada exaustiva, trabalho forçado, restrição do direito de ir e vir ou vigilância ostensiva no local de trabalho.

A portaria desta sexta também retirou a exigência de autorização do ministro do Trabalho para a publicação da "lista suja", para divulgar os nomes dos empregadores autuados por manter funcionários em condições de escravidão.

HISTÓRICO

A flexibilização das regras de fiscalização do trabalho escravo, em outubro, foi o episódio mais polêmico da gestão de Ronaldo Nogueira à frente da pasta. Ele pediu demissão para preparar sua campanha à reeleição como deputado federal. Sua exoneração foi publicada nesta sexta-feira no Diário Oficial da União.

A portaria que mudou as regras provocou reação do Ministério Público. A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, pediu a revogação do texto e a modificação das regras.

O governo resistiu em fazer a mudança, uma vez que a portaria era uma exigência da bancada ruralista no Congresso, que criticava as regras de fiscalização.

Na ocasião, o presidente Michel Temer queria evitar um confronto com esses parlamentares, uma vez que precisava de apoio em massa na Câmara para barrar a segunda denúncia apresentada contra ele pela PGR (Procuradoria-Geral da República).

A ministra Rosa Weber, do STF (Supremo Tribunal Federal), chegou a conceder uma liminar (decisão provisória) para suspender os efeitos da portaria. Segundo ela, o texto tinha "como provável efeito prático a ampliação do lapso temporal durante o qual ainda persistirá aberta no Brasil a chaga do trabalho escravo".

Em seguida, o Ministério do Trabalho informou, por meio de nota, que Nogueira já havia decidido aceitar as sugestões da Procuradoria-Geral da República e "aprimorar" o texto para "aliar segurança jurídica ao primado da dignidade da pessoa humana". Com informações da Folhapress. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Atentado Há 19 Horas

Amigos falam em transformação de autor de atentado: 'Era um visionário'

fama Cuiabá Há 19 Horas

Influenciadora e ex-jogador são detidos por posse de carro roubado

esporte STF Há 20 Horas

Gilmar Mendes vota a favor de soltura de Robinho e placar fica 2 a 1 para manter prisão

fama Luto Há 19 Horas

Morre Arturo García Tenorio, ator de 'Chapolin', aos 70 anos

fama Família real britânica Há 21 Horas

O que acontece com a Rainha Camilla se o Rei Charles morrer primeiro?

justica Rio de Janeiro Há 19 Horas

Servidor público é morto a pedradas e água fervente; esposa foi presa

esporte Vídeo Há 20 Horas

Mike Tyson dá tapa na cara de Jake Paul, que esbraveja: 'Ele deve morrer'

fama NANDO-REIS Há 22 Horas

Nando Reis abre o jogo sobre alcoolismo e vício em drogas

fama Demi Moore Há 20 Horas

Demi Moore revela distúrbio alimentar após pedirem para ela perder peso

fama Anitta Há 19 Horas

A ascensão de Anitta: Quando e como ela conquistou o mundo