Caracas diz ter prendido brasileiro por ligação com ONG criminosa

Jonathan Moisés Diniz teria sido preso por sua ligação com a ONG Time to Change, considerada por Caracas como organização de apoio ao terrorismo

© Reprodução/Facebook

Mundo Governo 30/12/17 POR Folhapress

Um líder chavista disse na quarta-feira (27) que o governo venezuelano prendeu um brasileiro que trabalharia para "uma organização criminosa com tentáculos internacionais".

PUB

A informação foi divulgada por Diosdado Cabello, vice-presidente do partido do ditador Nicolás Maduro, em seu programa de TV. Segundo ele, Jonathan Moisés Diniz, nascido em Santa Catarina, teria sido preso no Estado de Vargas por sua ligação com uma ONG que Caracas considera que apoia atos terroristas.

+ Brasileiro preso em Caracas pode ser caso de arbitrariedade, diz jornal

Foram detidos também outros três venezuelanos que teriam auxiliado o brasileiro. O governo venezuelano ainda não comentou o caso.

A família de Diniz já avisou o Ministério de Relações Exteriores do Brasil sobre o caso. A reportagem apurou que a pasta aguarda uma posição oficial da Venezuela para saber qual serão os próximos passos a serem tomados.

Em suas contas nas redes sociais, Jonathan Diniz diz morar em Los Angeles e faz campanha por doações que seriam usadas para ajudar crianças venezuelanas. Ele diz ser diretor da ONG "Time to Change Earth", que teria como objetivo ajudar os venezuelanos -o país passa por uma crise humanitária.De acordo com Cabello, a ONG usava seu trabalho social como fachada para obter "financiamento em moeda nacional e estrangeira".

"Já sabemos de ações semelhantes feitas pela CIA [a agência de inteligência americana] em outros países em outras ocasiões, usando uma ONG de fachada para procurar detectar objetivos estratégicos" disse Cabello. "Alerta com este tipo de ações de cunho social".

Segundo o venezuelano, é muito raro moradores dos Estados Unidos fazerem trabalho social na Venezuela e isso aumentou a desconfiança das autoridades.

Ele afirmou ainda que a "Time to Change" e outra ONG da qual Diniz faria parte, a "Warrior of Angels", teriam feito propaganda de "atos terroristas praticados na Venezuela entre abril e julho de 2017". Cabello não especificou quais seriam esses atos.

A única referência sobre a "Time to Change" na internet é a própria página de Diniz. A "Warrior of Angels" não é citada por ele em nenhum momento. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 23 Horas

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

economia Dinheiro Há 4 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

brasil ACIDENTE-MG Há 23 Horas

Sobe para 41 o número de mortos em acidente entre ônibus e carreta em MG

fama HELÔ-PINHEIRO Há 23 Horas

Helô Pinheiro se emociona ao ouvir 'Garota de Ipanema' na voz de Seu Jorge

fama CHRIS-BROWN Há 23 Horas

Chris Brown transforma o Allianz em balada pop R&B

fama Kate Middleton Há 22 Horas

Kate Middleton grava mensagem especial de Natal

fama Patrick Swayze Há 17 Horas

Atriz relembra cena de sexo com Patrick Swayze: "Ele estava bêbado"

fama Tragédias Há 21 Horas

Modelos que morreram em circunstâncias trágicas: Um caso recente

brasil PRAIA-AMBIENTE Há 23 Horas

Verão começa com 18 praias impróprias para banho em São Paulo

esporte FUTEBOL-SÃO PAULO 22/12/24

São Paulo conta com apoio de patrocinador master por reforço de peso