© KCNA KCNA/Reuters
Em mensagem de fim de ano para o povo, o líder norte-coreano Kim Jong-un anunciou nesta segunda-feira (1) que o seu país é uma potência nuclear com tecnologia capaz de atacar o território continental dos Estados Unidos, caso seja necessário.
PUB
"Os Estados Unidos continentais estão na zona de nosso ataque nuclear", realçou o líder norte-coreano em mensagem de Ano Novo, que foi transmitida inclusive pela emissora sul-coreana Chosun.
+ Coreia do Norte tem lançamento de míssil agendado para 2018, diz jornal
"Os Estados Unidos nunca começarão uma guerra contra mim e nosso país", acrescentou ele, dizendo também que Pyongyang "concluiu a criação das forças nucleares da Coreia do Norte".
O líder norte-coreano pediu ao país para acelerar a produção em massa de ogivas nucleares e a de mísseis balísticos.
"É necessário ativar a produção em massa e a implantação prática de ogivas nucleares e mísseis balísticos", disse Kim Jong-un, citado pela agência de notícias Yonhap.
Ademais, durante discurso, o líder norte-coreano advertiu ter um "botão nuclear" ao alcance de sua mão.
No entanto, Kim Jong-un tocou outras questões, além da nuclear, na mensagem de Ano Novo. Assim, ele disse estar considerando enviar a equipe norte-coreana para os Jogos Olímpicos, que se darão na Coreia do Sul em fevereiro, e espera que a Olimpíada seja um sucesso.
"Os Jogos Olímpicos de Inverno, que serão realizados na Coreia do Sul, serão uma boa oportunidade para o país, e esperamos sinceramente que as Olimpíadas de Inverno sejam um sucesso", afirmou o líder norte-coreano.
Ele acrescentou que Pyongyang está disposta a "tomar várias medidas, incluindo o envio de uma delegação [aos jogos]".
Kim Jong-un declarou também que em breve poderia ser realizada uma reunião entre as duas Coreias sobre o respectivo assunto.
O comitê organizador da Pyeongchang 2018 considerou tal anúncio como fator positivo.
"Se a República Popular Democrática da Coreia decidir participar oficialmente, isso será uma manifestação do espírito olímpico", disse o comitê em uma declaração citada pela Kyodo.
A última data para confirmar se a Coreia do Norte enviaria ou não sua equipe de patinação artística a Pyeongchang foi em outubro passado, mas o Comitê Olímpico Internacional pode ainda enviar carta-convite aos atletas norte-coreanos. Com informações do Sputnik Brasil.