Ano novo, alimentação nova: eis os passos a seguir

Também prometeu que será uma pessoa mais saudável em 2018? Então vai ler o artigo certo

© DR

Lifestyle Dicas 02/01/18 POR Notícias Ao Minuto

Somos o que comemos. Para o bem e para o mal, são as nossas escolhas alimentares diárias que ditam o nosso estado de saúde, a nossa capacidade de resistir a doenças e a nossa vulnerabilidade em relação a elas mesmas. Somos o que comemos e a nossa saúde começa à mesa. Todos os dias.

PUB

A alimentação tem um papel determinante na saúde humana, seja no papel de escudo protetor ou com a função de arma de ataque. O que comemos diariamente dita o funcionamento do nosso organismo e, como diz a sabedoria popular, mais vale prevenir do que remediar. E nada como começar já hoje a cuidar da nossa saúde, do nosso físico e da nossa mente.

+ Tomate ajuda a preservar pulmão de quem já fumou

Se prometeu a você mesmo ser uma pessoa mais saudável durante 2018, o melhor é começar por uma alimentação saudável que, sempre que possível, deve ser conjugada com um plano de treino adequado às necessidades e capacidades de cada pessoa.

Por alimentação saudável entende-se o regime alimentar que é equilibrado, variado e com a inclusão de frutas e vegetais. Uma alimentação saudável deve ser o mais personalizada possível – pois cada pessoa tem o seu próprio organismo e a sua própria forma de reagir aos alimentos – e atentar às necessidades de cada pessoa, podendo ter de ser adaptada à medida que a pessoa envelhece.

Olhando para tudo o que a ciência tem estudado sobre o mundo da nutrição e sobre o impacto dos alimentos na saúde humana, uma coisa é (cada vez) mais do que certa: os alimentos de origem vegetal devem ser parte integrante e até mesmo protagonista de um plano alimentar.

O consumo de cinco porções de frutas e vegetais por dia (devendo-se optar pelos alimentos da época) está associado a uma melhor saúde cardiovascular, uma melhor saúde óssea e ainda a um menor risco de morte precoce. Voltar às origens e colocar sopa na mesa todos os dias é uma das mais práticas e eficazes estratégias para colocar em prática já este mês.

A ingestão regular de água é também um requisito mínimo para se ter saúde, mas engana-se se pensa que tem de andar com um garrafão sempre a mão. Embora a recomendação seja de uma média de dois litros por pessoa, mais importante do que beber muita água é satisfazer as necessidades do corpo, que não são iguais todos os dias e que, por isso, não pedem as mesmas quantidades todos os dias. Entre água, água aromatizada e chá sem açúcar, são muitas as formas de dar líquidos ao corpo sem colocar a saúde em risco, seja por excesso ou falta.

Não pular o café da manhã, fazer várias e pequenas refeições ao longo do dia (estabilizando os níveis de açúcar e os picos de fome), centrar todas as atenções no que se come (deixando de parte televisores, celulares, livros ou quaisquer outros itens que possam distrair) e cozinhar em casa são outros truques simples a ter em conta para um ano mais saudável.

Mas, porque é que cozinhar em casa faz tanta diferença? Em primeiro lugar, porque ajuda a fugir das refeições pré-feitas e repletas de sal, gorduras saturadas e gorduras trans. Depois, cozinhar em casa é meio caminho andado para se fazer uma refeição saudável, com vegetais e boas proteínas.

E por falar em proteínas, consumir menos carne vermelha e menos carnes processadas (classificadas pela Organização Mundial da Saúde como potencialmente cancerígenas) e dar prioridade a carnes magras de cultivo biológico (como frango e peru), peixes gordos (ricos em ácidos gordos ômega 3, como o salmão) e dar uma nova oportunidade às leguminosas são formas de consumir o que de melhor este macronutriente tem para oferecer. Mas não opte pelas leguminosas enlatadas, compre-as ainda secas e as cozinhe numa panela de pressão – este simples hábito é meio caminho andado para fugir dos químicos e aditivos adicionados às leguminosas para aumentar a sua validade.

Para se ter uma alimentação saudável convém saber mais sobre o que se come e, deste modo, compreender o que são carboidratos e qual a sua hierarquia é um dos primeiros passos, ficando já alertado para a importância de optar, sempre que possível, por carboidratos complexos, que são nutricionalmente mais ricos do que os simples.

No que diz respeito aos alimentos processados – que estão em todo o lado – importa também entender que nem todos os alimentos processados são ruins, contudo, aqueles que mais ingredientes e códigos têm no rótulo são de evitar ao máximo.

Os frutos secos devem também constar na alimentação diária, devendo-se ter atenção à quantidade ingerida, pois trata-se de um alimento calórico e com alto teor de gordura. E como a gordura é a nova menina bonita da alimentação, 2018 é o ano ideal para ‘abraçar’ os benefícios que os alimentos gordos têm para dar, sendo o azeite, o abacate e o óleo de coco as melhores opções, mas sempre com moderação.

Aderir à luta contra o açúcar (especialmente o açúcar refinado e todos e quaisquer açúcares adicionados aos alimentos), optando por confeccionar os alimentos em casa com mel, e parar o consumo elevado de sal, abdicando dos alimentos processados e trocando o sal tradicional por flor de sal, sal dos Himalaias ou especiarias várias são apostas certeiras que prometem tornar qualquer refeição mais saudável.

Fazer granola em casa (e parar de comprar a que vende no supermercado), parar de consumir refrigerantes e sucos de pacote, trocar a manteiga pelo ghee ou pela manteiga de amendoim pura (isto é, que contém apenas amendoim e uma pitada de sal), alternar o consumo de leite com bebidas vegetais (uma forma de obter ainda mais nutrientes variados) e escolher o pão que contenha mais teor de fibra e mais farinhas integrais são pequenos gestos que, ao longo do ano, farão toda a diferença na saúde e na balança.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 9 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

mundo Estados Unidos Há 10 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Patrick Swayze Há 23 Horas

Atriz relembra cena de sexo com Patrick Swayze: "Ele estava bêbado"

brasil Tragédia Há 3 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

brasil Tragédia Há 10 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

tech Aplicativo Há 9 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

fama Emergência Médica Há 10 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

fama Condenados Há 18 Horas

Famosos que estão na prisão (alguns em prisão perpétua)

brasil Tragédia Há 9 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos

fama 80s Há 20 Horas

Os casais mais icônicos dos anos 1980