© DR
Cuidar por dentro para se ver por fora. Esta é uma das velhas máximas da saúde e um dos lemas de quem pretende ter uma boa aparência aliada a uma boa saúde interna. Mas, para que tal seja possível, é preciso centrar as atenções num aspecto muito próprio do corpo humano: o sistema imunológico.
PUB
A alimentação tem, claro, um papel determinante nesta luta por um corpo mais belo e saudável, mas é possível ir além das recomendações base para uma deita variada e equilibrada. Embora esta seja a base da boa saúde, existem formas mais ou menos criativas de conseguir e uma delas passa por incluir mais cogumelos na alimentação diária, podendo mesmo este alimento fazer as vezes da proteína animal.
+ Youtuber mostra diferença de seu corpo real e o que aparece na imagem
Como destaca a "Women’s Health" no seu site, os cogumelos têm sido associados cientificamente a um forte impulso do sistema imunológico, uma vez que ativam as células que combatem a inflamação.
Trocar (se possível, de vez) os cereais refinados pelos cereais integrais é outro passo eficaz a dar e que ajuda o organismo a proteger-se contra potenciais agressões externas. Este tipo de hidrato de carbono complexo é rico em fibra, que reforça o sangue e o ‘escudo protetor’ do corpo humano que fica ainda mais capaz de lutar contra vírus e infecções. As bactérias dos intestinos, que são a base da boa saúde, também ficam a beneficiar.
E ouvir música? Pois bem, este simples e prazeroso hábito pode fazer mais por si do que consegue imaginar. Diz a publicação que cantarolar e ouvir músicas que são do agrado ajuda a baixar os níveis de cortisol, algo que, por si só, é meio caminho andado para se ter mais saúde e um sistema imunológico mais forte. E por falar em baixar o stress, nada como passar a meditar todos os dias.
Terminar o banho com água fria (para ajudar o organismo a resistir a gripes) e comer mais e mais sushi são outras formas bastante eficazes de ter um organismo mais reforçado. No caso do sushi, o protagonista é o salmão, um alimento anti-inflamatório e rico em carotenóides.
Passar mais tempo junto da natureza – na calma e longe da azáfama das grandes cidades – ajuda a inspirar um ar de melhor qualidade, a manter a mente ‘livre’ e a dar ao sistema imunológico a paz e os benefícios da natureza que tão bem fazem.