Dois anos sem David Bowie: veja fatos e curiosidades sobre o 'camaleão'

Se estivesse vivo, o astro britânico estaria completando 71 anos no dia 8 de janeiro

Dois anos sem o Camaleão: veja fatos e curiosidades sobre David Bowie

No próximo dia 10, já fazem dois anos sem David Bowie na Terra. No início de 2016, o artista tinha acabado de lançar seu último álbum, 'Blackstar', no dia do seu aniversário (8 de janeiro). O astro britânico esperou finalizar seu último projeto para, literalmente, poder descansar em paz. O cantor partia aos 69 anos de idade, vítima de um câncer implacável o qual vinha conseguido esconder até então.

© Getty Images

Bowie é seu nome artístico

O nome verdadeiro do artista é David Robert Jones e, no meio da música, já havia um David Jones.

© Getty Images

O que os dois astros do rock têm em comum?

O britânico e o americano tinham a mesma data de aniversário: 8 de janeiro. Cada qual à sua maneira, mas foram capricornianos de personalidades fortes, né?

© Getty Images

Chateado

Aos 17 anos, Bowie brigava pelo direito de usar cabelo comprido. Parece bizarro, mas em 1964 a polêmica era tão real a ponto do adolescente criar com seus amigos a 'Sociedade de prevenção a crueldade contra homens de cabelos longos'.

© Getty Images

Mais liberdade aos cabelos, por favor!

Em entrevista a BBC, Bowie explicava como incomodava ele e seus amigos o preconceito, especialmente, quando o chamavam de 'darling' e 'coisas do tipo'.

© Getty Images

Olhos de duas cores

O cantor não nasceu com os olhos de cores diferentes. Sua pupila direita ficou permanentemente dilatada após um colega da escola acertar um soco em seu olho. O motivo da briga foi uma garota.

© Getty Images

Sem rancores

George Underwood, o amigo com quem disputou o coração da garota, tornaria-se depois um colaborador. Bowie pediu ao amigo, que é pintor, que ilustrasse alguns de seus primeiros discos a exemplo de 'Hunky Dory', o quarto álbum , lançado em 1971.

© Getty Images

Um colega famoso desde a época do colégio

O guitarrista Peter Frampton foi amigo de escola de Bowie. Os dois tocaram juntos várias vezes.

© Getty Images

Antenado com a época

'Space Oddity', de 1969, foi o primeiro sucesso emplacado pelo cantor na Grã-Bretanha. A canção foi usada pela BBC em sua cobertura da primeira viagem tripulada à Lua.

© Getty Images

O astronauta de Bowie

O personagem Major Tom, criado por Bowie e que aparece pela primeira vez em 'Space Oddity' (1969), é mencionado também nos hits 'Ashes to Ashes' (1980) e 'Hallo Spaceboy' (1996).

© Reuters

'Space Oddity' em italiano!

Pouca gente sabe ou lembra, mas a famosa canção ganhou uma versão em italiano chamada 'Ragazzo Solo, Ragazza Solo', em português: 'menino solitário, menina solitária'.

© Getty Images

'Ziggy Stardust'

O icônico hit é sobre Vince Taylor, que escreveu a canção 'Brand New Cadillac' que, mais tarde, ganharia uma versão da banda The Clash.

© Getty Images

'Trilogia de Berlim'

Também conhecido como 'Trilogia Eletrônica', esse período corresponde aos álbuns 'Low', 'Heroes' e 'Lodger', produzidos com a colaboração de Brian Eno. O artista morou nessa época na cidade alemã.

© Getty Images

Homenagem

Aliás, Bowie é mencionado na música 'Trans Europe Express', de 1977, do Kraftwerk: 'Meet Iggy Pop and David Bowie - TRANS EUROPE EXPRESS!'.

© Getty Images

Bowie era fã...

Dos artistas novos, o Camaleão adorava as bandas Arcade Fire e TV On The Radio. Durante a gravação de 'Blackstar', seu derradeiro álbum, Bowie escutava muito o rapper Kendrick Lamar.

© Getty Images

O mundo dá voltas...

O famoso Nile Rodgers, fundador do Chic, não conseguiu a vaga para guitarrista da banda de Bowie na época do álbum 'Young Americans' (1975). Ironicamente, o mesmo Rodgers produziu 'Let's Dance' (1983), o disco campeão de vendas de Bowie.

© Getty Images

Ícone fashion

Bowie foi um dos artistas que mais apostou na moda como uma maneira de autoexpressão e de reforçar as identidades de seus personagens.

© Reuters

Bem-vestido

Ao longo dos tempos, o artista foi do estilo skinny, passando pela androginia do glam rock, aos ternos coloridos da new wave a um estilo mais sóbrio e sofisticado dos últimos tempos.

© Getty Images

Uma canção própria que nem ele gostava

Antes de começar a turnê de 1990, Bowie sugeriu que os fãs votassem por telefone quais faixas deveriam ser tocadas. 'The Laughing Gnome' foi a mais pedida, mas o cantor não tocou.

© Getty Images

Homem de vários talentos

Bowie também desenhava, pintava, escrevia e ainda era escultor em suas horas livres. Seus artistas prediletos são Tintoretto, John Bellany, Erich Heckel, Picasso e Michael Ray Charles.

© Getty Images

Multi-instrumentista

O cantor tocou quase todos os instrumentos do álbum 'Diamond Dogs', incluindo a famosa guitarra do hit 'Rebel Rebel'. Por sinal, começou a tocar saxofone aos 12 anos.

© Reuters

Reprovado

Um artista incompreendido desde a época do colégio? Parece que sim... Em seu histórico escolar, Bowie tem apenas uma nota zero, em arte. Que ironia!

© Getty Images

Bissexualidade.

A primeira esposa Angie Bowie inclusive revelou que o Camaleão e Mick Jagger chegaram a ter um rápido caso.

© Getty Images

Um 'não' à Rainha

O cantor rejeitou ser condecorado como Comandante da Ordem do Império Britânico (CBE, pela sigla em inglês) pela rainha Elizabeth II.

© Getty Images

Rebelde?

O cantor recusou o título de Sir duas vezes, em 2000 e 2003. Ao The Sun, o artista contou que nunca teve intenção de aceitar nenhuma honraria do gênero. 'Eu sinceramente não sei o porquê de algo como isso. Não foi pra isso que trabalhei a vida toda'.

© Getty Images

Vaiado

Em 1970, o Camaleão formou por um breve período a banda The Hype em que todos os integrantes se vestiam de super-heróis. O grupo foi um fiasco e era vaiado por onde passava.

© Getty Images

Letra e vocais de Bowie

Um dos maiores hits do Queen foi escrito pelo Camaleão. 'Under Pressure', do álbum 'Hot Space' (1981), foi feita em parceria na composição e nos vocais do artista.

© Getty Images

Era mímico!

Em 1969, Bowie formou seu próprio grupo de mímica, Feathers, além de um outro grupo de arte experimental.

© Getty Images

Amigo de John Lennon

Bowie e o ex-beatle colaboraram no single 'Fame', do álbum 'Young Americans', que chegou ao número um das paradas em setembro de 1975. Para o mesmo disco, o Camaleão fez o cover de 'Across the Universe', dos Beatles.

© Getty Images

Muso inspirador

Nowie teve um meio-irmão, que era esquizofrênico e cometeu suicídio em 1985. Elee inspirou canções como 'Aladdin Sane', 'All the Madmen', T'he Bewlay Brothers' e 'Jump They Say'.

© Getty Images

Reconhecimento tardio?

O astro britânico só ganhou sua estrela na Calçada da Fama em 1997! Nessa mesma época, lançou o disco 'Earthling'.

© Reuters

Regravado

'The Man Who Sold the World', de 1970, foi regravada pelo Nirvana. Antes do grupo, a cantora Lulu também fez sua leitura da canção.

© Reuters

O grande amor

Bowie foi um homem que se relacionou com várias pessoas, entre mulheres e homens. Seu último grande amor foi a top model somali Iman. Eles se casaram em 1992 e são pais de Alexandria Zahara Jones, hoje com 17 anos.

© Reuters

O hino da pista de Bowie

Apesar da pegada alegre e dançante, o hit 'Let's Dance (1983) também é uma mensagem contra o racismo e a opressão.

© Reuters

Reverenciado

Em 1999, Bowie recebeu título de Doutor Honoris Causa da Berklee College of Music.

© Reuters

No cinema

Bowie já viveu o artista plástico Andy Warhol no cinema em 'Basquiat - Traços de Uma Vida' (1996).

© Getty Images

Papéis de destaque

O cineasta Nicolas Roeg escalou Bowie em seu primeiro papel principal, como o alienígena em 'O Homem que Caiu na Terra' (1976). Também se destacou no cinema em 'Labirinto' e já representou Pôncio Pilatos em 'A Última Tentação de Cristo' (1988), de Martin Scorcese.

© Getty Images

Rebobina aí...

A faixa 'Move On' do álbum 'The Lodger' (1979) é uma versão do hit 'All Young Dudes' reescrita de trás para frente.

© Getty Images

Cultura curiosidades 10/01/18 POR Notícias Ao Minuto


Há dois anos, o Camaleão do Rock fazia o ato final. Em 10 de janeiro, David Bowie falecia de câncer, mas deixava, como legado, o lançamento do último projeto, 'Blackstar'.

PUB

Além do novo álbum, David Robert Jones, que tinha completado 69 anos, dois dias antes, deixou outros 25 álbuns de estúdio, 9 discos gravados ao vivo, 46 compilações, 5 EPs, 108 singles e três álbuns de trilha sonora.

Mulher-Maravilha 2 será 'totalmente diferente', diz diretora

Como homenagem, confira fatos e curiosidades sobre um dos artistas mais visionários que já existiu!

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Cazaquistão Há 9 Horas

Avião com 72 pessoas a bordo cai no Cazaquistão; há sobreviventes

esporte Prisão Há 10 Horas

Por que Robinho não teve direito à 'saidinha' e vai passar Natal preso

fama Festas Há 9 Horas

Cachorro de Anitta some na noite de Natal: 'ainda vai me matar do coração'

fama Música Há 10 Horas

Hit natalino de Mariah Carey entra na 17ª semana em primeiro na Billboard

fama Natal Há 23 Horas

Veja as receitas que os famosos preparam no Natal

fama Justiça Há 5 Horas

Ex-bailarina do Faustão tem habeas corpus negado e vai passar o fim de ano na prisão

economia Consumos Há 9 Horas

Saiba como evitar o aumento da conta de luz durante o verão

justica Investigação Há 9 Horas

Duas pessoas morrem e três estão internadas após comerem bolo em Torres (RS)

politica STF Há 10 Horas

Moraes diz que Daniel Silveira mentiu ao usar hospital como álibi e mantém prisão

fama Televisão Há 8 Horas

SBT desiste de contratar Pablo Marçal e terá Cariúcha em novo Casos de Família