© Ricardo Stuckert / Divulgação
O prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan (PSDB), divulgou hoje em sua conta no Twitter que solicitou ao presidente Michel Temer (PMDB), nesta quarta-feira (3), o envio de tropas do Exército e da Força Nacional para a cidade durante o julgamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
PUB
Marchezan justificou o pedido dizendo querer "proteger o cidadão e o patrimônio público". No documento ele reforça o pedido diante de "ameaça de ocupação de espaços públicos" e devido a uma suposta menção a "desobeidência civil e luta" que teria sido divulgado por políticos.
A data do julgamento do TRF-4 está marcada para 24 de janeiro. Partidos políticos e movimentos sociais estão convocando manifestações durante o julgamento na cidade.
+ Planalto pode apoiar eleição de Alckmin, afirma Marun
Solicitei ao Presidente @MichelTemer o apoio da Força Nacional e do Exército Brasileiro para atuarem no dia 24. Devido as manifestações de líderes políticos que convocam uma invasão em Porto Alegre, tomei essa medida para proteger o cidadão e o patrimônio público. pic.twitter.com/bUflvbqpyb
— Nelson Marchezan Jr (@marchezan_) 4 de janeiro de 2018
Caso o recurso da defesa do petista seja negado, ele ficará inelegível para uma possível candidatura nas eleições presidenciais de 2018.