Isolado, ex-assessor recua de críticas a Trump em livro

Publicação de autoria de Wolff, na qual Steve Bannon é uma das principais fontes, foi chamada de 'ficção' pela Casa Branca

© Reuters

Mundo Bastidores 08/01/18 POR Folhapress

Isolado após fazer ácidas críticas ao presidente Donald Trump, o ex-assessor da Casa Branca Steve Bannon soltou uma nota neste domingo (7), em que diz "lamentar" a repercussão negativa de suas declarações e reafirma seu "inabalável apoio" a Trump.

PUB

De ícone do movimento alt-right, a direita radical ligada a pautas nacionalistas e racistas, Bannon passou a pária depois de afirmar, em um novo e polêmico livro sobre os bastidores da Casa Branca, que o filho de Trump teve "atitudes antipatrióticas" ao participar de uma reunião com uma informante russa.

+ Ex-presidente iraniano é preso por incitar desordem

Ele ainda teria dito que as chances de o republicano terminar seu mandato em 2021 são de uma em três e que o presidente "perdeu" a mão.

Trump ficou furioso com as declarações de Bannon, chamou-o de "Steve descuidado" e "vazador", e o acusou de "perder a cabeça".

"Lamento que a minha demora em responder aos imprecisos relatos sobre Don Jr. [filho de Trump] tenha desviado a atenção das históricas conquistas do presidente neste primeiro ano de mandato", afirmou o ex-estrategista-chefe da Casa Branca.

Ele ainda disse que o filho do republicano é "patriota e um bom homem", e que seus comentários sobre a reunião com os russos - alvo da investigação do FBI sobre interferência de Moscou na eleição nos EUA em suposto conluio com a equipe de Trump - "não miravam Don Jr.".

"Não houve conluio e a investigação [do FBI] é uma caça às bruxas", segue a nota.

Antes, ao jornalista Michael Wolff, autor do livro "Fire and Fury" (fogo e fúria, na tradução literal), Bannon dissera que a investigação do FBI é "um furacão de categoria cinco" e iria "quebrar Don Jr. feito ovo em rede nacional".

ISOLADO

Bannon, um dos principais artífices da campanha e do início do governo Trump, vive um isolamento político desde a eclosão dos primeiros relatos sobre o livro, que teve o lançamento antecipado desta semana para sexta-feira (5) após o presidente tentar barrar sua venda com ameaças de processos.

Ele vem sendo criticado diariamente por Trump, que avançou com fúria contra o ex-assessor nas redes sociais - e também reservadamente.

Segundo o site Axios, Trump passou os últimos dias ligando a aliados para pedir que escolhessem entre ele e Bannon. Por causa disso, Bannon está sob ameaça de perder patrocínio do site de notícias conservador Breitbart, do qual é editor.

A família Mercer, uma das principais financiadoras da campanha de Trump, foi a primeira a se manifestar, dizendo que não apoia as ações e comentários de Bannon.

A demora do ex-assessor em reagir à repercussão do livro (e, em especial, em negar suas declarações) provocou uma reação imediata na Casa Branca. Ainda na quarta (3), Trump publicou extensa nota minimizando o papel de Bannon no governo e dizendo que ele tinha "muito pouco a ver" com sua vitória.

O livro de Wolff, de que Bannon é uma das principais fontes, foi chamado de "ficção" pela Casa Branca e teve a apuração questionada, com desmentidos e críticas à violação de acordos para não usar declarações de bastidores. Neste domingo, o autor voltou a se defender, dizendo que mantém a apuração. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 16 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

tech Aplicativo Há 16 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

brasil Tragédia Há 9 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

mundo Estados Unidos Há 16 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Realeza britânica Há 9 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

fama Emergência Médica Há 17 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

brasil Tragédia Há 17 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

fama Hollywood Há 12 Horas

Autora presta apoio a Blake Lively após atriz acusar Justin Baldoni de assédio

mundo Estados Unidos Há 12 Horas

Policial multa sem-abrigo que estava em trabalho de parto na rua nos EUA

brasil Tragédia Há 16 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos