Quando o ganho de peso não é apenas culpa dos excessos

A balança denuncia uns quilos a mais e até foi bem controlado nas festas? Então fique a saber o que pode estar a causar o ganho de peso

© DR

Lifestyle Corpo 14/01/18 POR Notícias Ao Minuto

O ganho de peso é quase sempre associado a uma alimentação pautada por excessos e más escolhas. Das doses em grande quantidade aos alimentos ricos em gordura, açúcar e sal, são muitos os fatores associados ao que comemos que podem estar na origem dos quilos a mais.

PUB

“Algumas pessoas têm ‘amnésia de calorias!”, diz a médica Melina Jampolis, explicando que há quem pense que está a ingerir menos calorias do que aquelas que está na verdade a dar ao organismo, acabando por comer mais e pior do que o suposto.

+ Blogueira conta como uma praia de nudismo a fez amar seu corpo

Mas, e quando a alimentação até é bem saudável, variada e equilibrada e mesmo assim se ganha peso? Pois bem, neste caso, a culpa pode ser de alguns fatores distintos e que nada têm a ver com a alimentação diária.

Como destaca a revista norte-americana "Women’s Health" no seu site, o hipotiroidismo pode ser uma causa do ganho de peso inesperado, especialmente se os números crescentes na balança se fizerem acompanhar de uma sensação constante de cansaço, pele seca, queda de cabelo e constipação intestinal.

Uma vez que a capacidade de metabolizar os alimentos está dependente da atuação dos hormônios, existem várias patologias clínicas de origem hormonal que podem impulsionar o ganho de peso, como é o caso da síndrome dos ovários policísticos.

Também os níveis elevados de estresse e a falta de uma rotina de sono de qualidade – dois fatores que juntos ou em separado suprimem o hormônio da saciedade, aumentando a da fome – podem levar a um ganho de peso mesmo quando a alimentação é boa, tal como acontece com tomar frequentemente determinados medicamentos, como é o caso dos antidepressivos, que acabam por provocar uma maior retenção de líquidos e um abrandamento do metabolismo.

No caso das mulheres com mais de 40 anos, o ganho inesperado de peso pode ser ainda uma consequência direta da pré-menopausa.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 15 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

tech Aplicativo Há 15 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

brasil Tragédia Há 8 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

mundo Estados Unidos Há 15 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Condenados Há 23 Horas

Famosos que estão na prisão (alguns em prisão perpétua)

fama Realeza britânica Há 8 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

fama Emergência Médica Há 16 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

brasil Tragédia Há 15 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

fama Hollywood Há 11 Horas

Autora presta apoio a Blake Lively após atriz acusar Justin Baldoni de assédio

brasil Tragédia Há 15 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos