Quando o ganho de peso não é apenas culpa dos excessos

A balança denuncia uns quilos a mais e até foi bem controlado nas festas? Então fique a saber o que pode estar a causar o ganho de peso

© DR

Lifestyle Corpo 14/01/18 POR Notícias Ao Minuto

O ganho de peso é quase sempre associado a uma alimentação pautada por excessos e más escolhas. Das doses em grande quantidade aos alimentos ricos em gordura, açúcar e sal, são muitos os fatores associados ao que comemos que podem estar na origem dos quilos a mais.

PUB

“Algumas pessoas têm ‘amnésia de calorias!”, diz a médica Melina Jampolis, explicando que há quem pense que está a ingerir menos calorias do que aquelas que está na verdade a dar ao organismo, acabando por comer mais e pior do que o suposto.

+ Blogueira conta como uma praia de nudismo a fez amar seu corpo

Mas, e quando a alimentação até é bem saudável, variada e equilibrada e mesmo assim se ganha peso? Pois bem, neste caso, a culpa pode ser de alguns fatores distintos e que nada têm a ver com a alimentação diária.

Como destaca a revista norte-americana "Women’s Health" no seu site, o hipotiroidismo pode ser uma causa do ganho de peso inesperado, especialmente se os números crescentes na balança se fizerem acompanhar de uma sensação constante de cansaço, pele seca, queda de cabelo e constipação intestinal.

Uma vez que a capacidade de metabolizar os alimentos está dependente da atuação dos hormônios, existem várias patologias clínicas de origem hormonal que podem impulsionar o ganho de peso, como é o caso da síndrome dos ovários policísticos.

Também os níveis elevados de estresse e a falta de uma rotina de sono de qualidade – dois fatores que juntos ou em separado suprimem o hormônio da saciedade, aumentando a da fome – podem levar a um ganho de peso mesmo quando a alimentação é boa, tal como acontece com tomar frequentemente determinados medicamentos, como é o caso dos antidepressivos, que acabam por provocar uma maior retenção de líquidos e um abrandamento do metabolismo.

No caso das mulheres com mais de 40 anos, o ganho inesperado de peso pode ser ainda uma consequência direta da pré-menopausa.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica BOLSONARO-PF Há 18 Horas

PF indicia Bolsonaro e mais 36 em investigação de trama golpista

esporte Indefinição Há 3 Horas

Qual será o próximo destino de Neymar?

fama Ellen DeGeneres Há 21 Horas

De saída: Ellen DeGeneres e mulher abandonam os EUA

brasil Brasil Há 20 Horas

Jovens fogem após sofrerem grave acidente de carro; vídeo

mundo RÚSSIA-UCRÂNIA Há 19 Horas

Rússia ataca Ucrânia com míssil criado para guerra nuclear, diz Kiev

fama ED-MOTTA Há 23 Horas

Ed Motta pede desculpas após demitir integrante de sua equipe em show

fama Björk Há 23 Horas

Björk faz 59 anos; relembre os looks mais extravagantes da cantora

fama Kylie Jenner Há 22 Horas

Kylie Jenner recria momento bizarro de Kendall a cortar pepino

fama Lindsay Lohan Há 22 Horas

Lindsay Lohan volta a surpreender com visual elegante

fama Oscar Há 19 Horas

Fernanda Torres tem pico de interesse no Google com Oscar e 'Ainda Estou Aqui'