Nvidia anuncia parceria com Volks e Uber para produzir carros autônomos

Elas se somarão à lista de mais de 320 parceiros da empresa, que já conta com a Tesla, de Elon Musk, e com as universidades de Berkeley, Stanford e MIT

© Rick Wilking / Reuters

Tech CES 08/01/18 POR Folhapress

A Nvidia, empresa de chips e placas gráficas, anunciou neste domingo (7) na CES, em Las Vegas, que a Volkswagen, a Uber e a chinesa Baidu irão usar seus processadores em projetos de carros autônomos.Elas se somarão à lista de mais de 320 parceiros da Nvidia nos carros autônomos, que já conta com a Tesla, de Elon Musk, e com as universidades de Berkeley, Stanford e MIT (Instituto Massachusetts de Tecnologia).

PUB

"Veículos autônomos são uma tecnologia essencial para que os serviços de mobilidade se tornem parte do nosso dia-a-dia", disse o presidente da Nvidia, Jensen Huang. "Por isso estamos empolgados ao anunciar essa parceria com a Uber e com a maior empresa de carros do mundo [Volks]."

A demonstração, em animação em 3D, foi feita com uma kombi da Volks autônoma, com assentos voltados para dentro. A ideia é usar inteligência artificial no transporte coletivo.

Herbert Diess, membro do conselho da Volkswagen, participou do evento. "Carros serão mais empolgantes do que são hoje. Vão ser mais sexy. A indústria vai mudar muito", disse o representante da empresa alemã.

+ Receita abre consulta a lotes do Imposto de Renda de 2008 a 2017

Huang afirmou que a parceria "muda os cem anos de história da Volkswagen" e que a queima de combustíveis fósseis não seria mais necessária. Diess discordou parcialmente: "Ainda precisamos de alguns recursos antigos."

A Nvidia anunciou também um supercomputador para veículos e máquinas autônomas, o Drive Xavier. É uma versão menor e quinze vezes mais eficiente do Xavier, que existe desde 2016 e é usado nos projetos da Nvidia de inteligência artificial em carros autônomos.

"[Esse chip] é o resultado de mais de US$ 2 bilhões [R$ 6,4 bilhões] de investimento em pesquisa e desenvolvimento", diz Huang.

Tradicionalmente voltada ao público gamer, a Nvidia tem investido em se vender como uma empresa de inteligência artificial, estratégia que fez com que suas ações na Bolsa Nasdaq valorizassem 90% em 2017.

Nessa linha, Huang focou a apresentação na CES em "machine learning", com demonstrações de máquinas escrevendo música clássica, produzindo animações 3D e outras aplicações de redes neurais. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul 22/12/24

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

economia Dinheiro Há 5 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

brasil ACIDENTE-MG 22/12/24

Sobe para 41 o número de mortos em acidente entre ônibus e carreta em MG

fama CHRIS-BROWN 22/12/24

Chris Brown transforma o Allianz em balada pop R&B

fama Kate Middleton Há 23 Horas

Kate Middleton grava mensagem especial de Natal

fama Patrick Swayze Há 19 Horas

Atriz relembra cena de sexo com Patrick Swayze: "Ele estava bêbado"

fama Tragédias Há 22 Horas

Modelos que morreram em circunstâncias trágicas: Um caso recente

mundo Estados Unidos Há 5 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Mal de parkinson Há 20 Horas

Famosos que sofrem da doença de Parkinson

mundo Guerra na Ucrânia Há 23 Horas

"Vão lamentar". Putin promete mais destruição na Ucrânia