Dez truques para se sentir menos ansioso em 2018

Ainda agora começou o ano e já está com os nervos à flor da pele? Aprenda a relaxar

© DR

Lifestyle Cuidados 14/01/18 POR Notícias Ao Minuto

Uma pessoa ansiosa é uma pessoa muitas vezes nervosa, mas é também uma pessoa receosa, uma pessoa que teme, que sofre por antecipação, que não consegue lidar com o que não controla. Uma pessoa ansiosa é muitas vezes caracterizada como estressada, mas é muito mais do que isso.

PUB

A ansiedade é muito mais do que um nervoso, é uma patologia mental muitas vezes desvalorizada, mas que tem um verdadeiro impacto na saúde física e emocional das pessoas.

+ Dentistas estão proibidos de fazer procedimentos estéticos no rosto

Entender a ansiedade é a melhor forma de fazer frente ao estigma que ainda a assombra, mas, antes disso, é preciso que cada pessoa olhe para si e aprenda a combater este estado que pode condicionar seriamente a qualidade de vida.

Embora cada pessoa tenha estratégias muito próprias de lidar com a ansiedade, é sabido que meditar ajuda a controlar a respiração, a baixar os batimentos cardíacos e a treinar a mente a controlar os pensamentos – que são muitas vezes os maiores inimigos das pessoas ansiosas.

E por falar em pensamentos, de nada vale sofrer por antecipação, por isso, há que manter a concentração no presente, em cada momento atual, diz o site Bustle, que inclui ainda na sua lista de métodos anti-ansiedade a importância de encontrar os gatilhos que causam ansiedade e decifrar a melhor forma de os combater – como é o caso das técnicas de pré-visualização, isto é, antecipar possíveis cenários e formas de os contornar.

Aceitar a ansiedade – não ficando ainda mais ansioso por causa disso – e escrever sobre esse estado, numa espécie de diário, também são formas de travar o agravamento da condição.

O exercício físico é também um excelente aliado – não só para dar mais energia, como também para libertar o estresse e a mente dos pensamentos negativos -, mas o pilar da luta contra a ansiedade passa, sobretudo, pelos cuidados pessoais, pelos mimos que a pessoa deve dar a si mesma, pela boa alimentação e pela boa qualidade do sono.

Fazer um ‘detox digital’ - não fosse a expectativa das redes sociais um dos maiores gatilhos da ansiedade – e procurar estar lado a lado com pessoas que fazem rir e trazem boas energias são os dois últimos conselhos dados pela publicação e que prometem um ano 2018 com menos ansiedade.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 15 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

tech Aplicativo Há 15 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

brasil Tragédia Há 8 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

mundo Estados Unidos Há 15 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Condenados Há 23 Horas

Famosos que estão na prisão (alguns em prisão perpétua)

fama Realeza britânica Há 8 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

fama Emergência Médica Há 16 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

brasil Tragédia Há 16 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

fama Hollywood Há 11 Horas

Autora presta apoio a Blake Lively após atriz acusar Justin Baldoni de assédio

brasil Tragédia Há 15 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos