Equipamentos espaciais prometem ampliar o que sabemos sobre Marte

Dados permitirão aos pesquisadores se aproximarem da solução de um grande número de problemas globais relacionados ao Planeta Vermelho

© Nasa

Tech Planeta Vermelho 10/01/18 POR Notícias Ao Minuto

No segundo trimestre de 2018, o módulo orbital TGO (Trace Gas Orbiter), do projeto ExoMars-2016, iniciará uma missão científica para exploração da atmosfera de Marte e do clima no Planeta Vermelho. O aparelho espacial contará com dois dispositivos de fabricação russa, ACS e FREND.

PUB

Para isso, o módulo orbital realizará dois tipos de análises utilizando o equipamento ACS: a observação de gases atmosféricos durante as eclipses solares e monitoramento do estado da atmosfera do zênite, orientando-se perpendicularmente à superfície do planeta.

Os dados do ACS permitirão aos pesquisadores se aproximarem da solução de um grande número de problemas globais relacionados a Marte. No entanto, o principal objetivo do sistema é a busca de metano e outros componentes gasosos na atmosfera do Planeta Vermelho, explicou a Roscosmos.

+ Robô que prometeu eliminar humanidade dá seus primeiros passos

O metano – um dos gases do efeito estufa e um possível marcador de atividade biológica – foi encontrado na atmosfera marciana. Contudo, a sua concentração variava consideravelmente em zonas diferentes. Os cientistas pretendem revelar a origem deste gás.

Outro dispositivo científico, o FREND, é destinado para observar o fluxo de nêutrons que saem da superfície do planeta e tem como objetivo detectar se Marte possui uma camada de água subterrânea.

As informações obtidas pelo módulo orbital vão abrir caminho para futuras expedições e contribuirão para entender se existe vida em Marte.

ExoMars é o projeto conjunto da Roscosmos e da Agência Espacial Europeia (ESA). Em 2016, no âmbito do projeto, as duas empresas lançaram uma missão com dois aparelhos espaciais: TGO (Trace Gas Orbiter) e o módulo de descida Schiaparelli.

O satélite TGO atingiu a órbita destinada, mas o Schiaparelli acabou colidindo com o Planeta Vermelho, servindo, no entanto, como fonte de dados para aperfeiçoar o sistema de pouso. Com informações do Sputnik Brasil.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Tragédia Há 19 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

fama Realeza britânica Há 2 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

fama Hollywood Há 21 Horas

Autora presta apoio a Blake Lively após atriz acusar Justin Baldoni de assédio

mundo Estados Unidos Há 21 Horas

Policial multa sem-abrigo que estava em trabalho de parto na rua nos EUA

esporte Futebol Há 22 Horas

Ex-companheiros ajudam filho de Robinho, que começa a brilhar no Santos

esporte Tênis 23/12/24

Fonseca evita comparações com ídolos do tênis: "Quero só ser o João"

fama Televisão agora mesmo

Fernanda Lima diz que Globo acabou com Amor e Sexo por ser progressista

fama Luxo Há 23 Horas

Jeff Bezos se casará em Aspen com festa de R$ 3,5 bilhões e convidados famosos

brasil Tragédia Há 20 Horas

Duas mulheres seguem em estado grave após explosão de avião que caiu em Gramado

fama Família Há 20 Horas

Está 24 horas presente, diz Iza sobre Yuri Lima, pai de Nala