Tudo o que precisa saber sobre o chocolate e sua (possível) extinção
O chocolate pode ser extinto até 2050, confira as causas disso!
Se o chocolate não existir mais, o que você faria?
Recentemente foi divulgado um estudo da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos que diz que até 2050 o chocolate estaria extinto. Uma notícia que deixa qualquer um em desespero. Então, nesta galeria explicamos ponto por ponto os motivos que levariam até essa extinção, se há solução e quais benefícios do chocolate você deixaria de ter se ele não existir mais.Confira a galeria e entenda porque o chocolate estaria extinto em 2050!
© Shutterstock
Pesquisa
Cientistas da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos falaram que o chocolate do mundo pode acabar até 2050.
© Shutterstock
A extinção
Isso porque o cacau, a fruta que dá origem ao chocolate, está ameaçado de extinção devido as mudanças climáticas.
© Shutterstock
Motivos
A maior parte do cacau do mundo é produzido em países do oeste da África, e por causa do aumento do calor no mundo todo, as árvores de cacau não vão conseguir sobreviver onde estão.
© Shutterstock
Clima
O problema não é exatamente o calor, mas a falta de umidade gerada por ele.
© Shutterstock
Solução que não é válida
Uma solução seria migrar a plantação para o alto das montanhas, onde é mais fresco, mas lá a terra não é tão boa assim para o cultivo.
© Shutterstock
Juntos para salvar o chocolate
Uma boa noticia é que de acordo com o jornal Independent, a Mars, indústria responsável por chocolates como Snickers e Twix, se juntou à Universidade da California e descobriram uma tecnologia que modifica o DNA da árvore do cacau para suportar as mudanças climáticas.
© Shutterstock
Benefícios do chocolate
Saiba quais benefícios que o chocolate nos fornece e que ficaríamos sem com a sua extinção.
© iStock
Câncer de intestino
Pesquisadores da Universidade de Georgetown divulgaram que o chocolate pode ajudar a combater o câncer de intestino. Isso porque algumas moléculas presentes no cacau, chamadas de procianidinas, possuem propriedades antioxidantes, que serviriam para proteger as células das degenerações do tumor.
© Shutterstock
Bem-estar
A sensação de bem-estar causada pelo chocolate é gerada pela ação da endorfina e da dopamina, relacionadas ao relaxamento.
© Shutterstock
Saúde do coração
Cientistas da Universidade de Linkoping, na Suécia, descobriram que a versão amarga (rica em cacau) inibe uma enzima no organismo conhecida por elevar a pressão arterial.
© Shutterstock
Fluxo arterial
Estudos mostram que o consumo do chocolate amargo melhora o fluxo arterial e faz bem à saúde cardiovascular por diminuir a tendência de coagulação das plaquetas e de obstrução dos vasos sanguíneos.
© Shutterstock
Saúde cerebral
O chocolate amargo pode reduzir os danos cerebrais após um acidente vascular cerebral, segundo um estudo da Universidade Johns Hopkins.
© Shutterstock
Na gravidez
Chocolate durante gravidez pode ajudar a prevenir a pré-eclâmpsia (hipertensão). Uma pesquisa da Universidade Yale sugere que mulheres comem ao menos cinco vezes por semana estão 40% menos propensas a desenvolver o problema do que aquelas que a consomem menos de uma vez.
© Shutterstock
Ataques cardíacos
Pessoas que sobreviveram a ataques cardíacos e comem chocolate podem reduzir o risco de morrer por problemas do coração, segundo pesquisa realizada na Suécia.
© Shutterstock
Dores
A distração de comer ou beber por prazer atuaria como um analgésico natural.
© Shutterstock
Beleza
O chocolate está presente em banhos, massagens, máscaras e outros cosméticos. Além do alto poder hidratante, o produto combate os radicais livres, evitando a oxidação das células.
© Shutterstock
Desgaste físico
O leite com chocolate é a melhor bebida para se recuperar da atividade física. Os benefícios estão na quantidade de carboidratos e proteínas da mistura.
© Shutterstock
Diminui o estresse
Chocólatras apresentam níveis menores de hormônios do estresse circulando no sangue.
© Shutterstock
Serve como anti-inflamatório
Dois quadradinhos de chocolate meio amargo por dia diminuem inflamações crônicas, consideradas as principais responsáveis por doenças como diabetes, Alzheimer e infarto.
© Shutterstock
Melhora o humor
Chocolate meio amargo também libera serotonina no organismo, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar.
© Shutterstock
Aumenta nosso tempo de vida
O cacau tem quase duas vezes mais antioxidantes do que o vinho tinto e três vezes mais do que o chá verde, retardando o envelhecimento de corpo.
© Shutterstock
Previne derrames
Quem come quatro pedacinhos de chocolate pelo menos uma vez por semana tem 22% menos chance de ser vítima de um acidente vascular cerebral.
© Shutterstock
Turbina os músculos
O aumento do fluxo sanguíneo melhora também a oxigenação dos músculos, preparando-os para a ação.
© Shutterstock
Dentes e ossos
O chocolate fornece ainda vitaminas do complexo B como as B2 e B12 e minerais como o fósforo e o magnésio, importantes por exemplo para a formação e saúde de ossos e dentes.
© Shutterstock
Ajuda na saciedade
O chocolate contém muita fibra. Isso o torna um alimento que provoca uma grande saciedade, o que reduz os desejos de comer outros alimentos.
© Shutterstock
Ajuda a acalmar a tosse
Entre os componentes do chocolate está um chamado de teobromina, o qual atua sobre o nervo vago, a parte do cérebro que provoca os ataques de tosse.
© Shutterstock
Melhora a visão
O chocolate contribui para o fluxo de sangue que vai para a retina, ajudando a melhorar a visão.
© Shutterstock
Pode despertar a inteligência
O aumento do fluxo de sangue no cérebro nos faz sentir mais alertas e despertos, facilitando, desta maneira, a aprendizagem.
© Shutterstock
Lifestyle
Mudança
17/01/18
POR Notícias Ao Minuto
Recentemente foi divulgado um estudo da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos que diz que até 2050 o chocolate estaria extinto.
Confira a galeria e entenda porque o chocolate estaria extinto em 2050!
Leia Também: Anitta surpreende fãs ao surgir com cabelos loiros: 'Amei o resultado'
PARTILHE ESTA NOTÍCIA