© Pixabay
Cientistas descobriram, há aproximadamente 10 anos, rajadas velozes de rádio (FRB, do inglês fast rádios bursts) vindas de confis do espaço. O que intriga pesquisadores é que o fenômeno vem de um canto obscuro do Universo, com uma emissão de energia inacreditavelmente alta.
PUB
De acordo com o site 'Tecmundo', o fenômeno dura cerca de milissegundos. No entanto, foi a manifestação repetitiva deste pulso de rádio que permitiu o rastreamento da origem do fenômeno. Pesquisadores acreditam que as rajadas devem ser originadas no entorno de uma estrela de nêutrons, ou de nebulosa de ventos altamente magnetizados.
“Neste ponto, nós realmente não conhecemos o mecanismo. Há muitas questões: como uma estrela rotativa de nêutrons produz a grande quantidade de energia típica de um FRB?”, questiona Vishal Gajjar, estudante de pós-doutorado da Universidade de Berkeley.
Estas ondas de rádio assustam tanto que o cientista garante que temos sorte em estarmos a 3 bilhões de anos-luz de distância da origem do fenômeno.
Leia também: GTA 5 ganha supercarro para comemorar recorde histórico