Exercícios: 6 estratégias cientificamente provadas para estar motivado

Falta de vontade para sair do sofá e desânimo pelos resultados tardarem a aparecer? A ciência dá um empurrãozinho para se sentir mais motivado

© DR

Lifestyle Treino 15/01/18 POR Notícias Ao Minuto

Ora faz frio, ora é cedo, ora está cansado, ora se fartou de esperar pelos resultados. Não é preciso muito para que a motivação comece a cair totalmente… mas também não é preciso muito para que regresse em força. Contudo, é preciso dar ouvidos à ciência.

PUB

De todas as estratégias possíveis e imaginárias, contam-se pelos dedos das mãos aquelas que são verdadeiramente eficazes na hora de manter a motivação no máximo dos máximos.

+ Como uma hora a mais de sono pode fazer toda a diferença

O site da NBC News foi à procura das melhores e listou aquelas que são as seis estratégias cientificamente provadas para se manter motivado com a prática de exercício físico.

1 – Quebrar todas as regras de rigidez e rapidez. Já a sabedoria popular diz que depressa e bem há poucos quem, por isso, nada de querer tudo para ‘ontem’. Diz a ciência que a melhor forma de manter a motivação e de conseguir alcançar os objetivos traçados é com a paciência e com a aposta em treinos de intensidade gradual.

2 – Competitividade… Arranjar um parceiro de treino e métodos de desafio mútuos é uma das estratégias de motivação que a ciência já mostrou ser eficaz, sendo que a competitividade entre ambos deve ser saudável.

3 – Ter um parceiro de treino. Se é bom ter um parceiro para desafios, é também bom ter um parceiro que estimule, que dê confiança e que faça a pessoa sentir-se numa comunidade de treino amigável.

4 – Não treinar pela aparência. Quando uma pessoa se foca num objetivo que tem a ver com a aparência (braços mais fortes, ombros mais largos, bumbum mais tonificado etc), é grande a probabilidade de se fartar da repetição constante dos treinos, desmotivando-se num abrir e fechar de olhos não só pelos resultados tardarem a chegar, mas também pelo fato de o treino ser monótono.

5 – Inspirar-se (e inspirar) nas redes sociais.  Compartilhar os resultados dos treinos, interagir com outros atletas e participar em grupos digitais sobre exercício ajuda a manter a motivação, diz um estudo da Universidade de Pensilvânia (nos Estados Unidos) sobre a competitividade e apoio digital.

6 – Aderir aos aplicativos. Os compromissos estabelecidos nos apps de treinos são meio caminho andado para a pessoa manter-se focada e motivada para atingir o objetivo a que se propôs. Além disso, algumas apps de treino funcionam em comunidade e estabelecem recompensas pelos objetivos alcançados.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 14 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

tech Aplicativo Há 14 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

brasil Tragédia Há 7 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

mundo Estados Unidos Há 14 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Condenados Há 22 Horas

Famosos que estão na prisão (alguns em prisão perpétua)

fama Realeza britânica Há 7 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

brasil Tragédia Há 15 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

fama Emergência Médica Há 15 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

fama Hollywood Há 10 Horas

Autora presta apoio a Blake Lively após atriz acusar Justin Baldoni de assédio

brasil Tragédia Há 14 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos