Empreendedor social brasileiro lidera mesa no Fórum Econômico Mundial

Carlos Pereira é fundador do Livox, software de comunicação alternativa criado para se comunicar com a filha com paralisia cerebral

© Reprodução / Facebook

Economia DAVOS 13/01/18 POR Folhapress

Entre líderes políticos e empresariais de todo o mundo que se reúnem no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, marcado para entre 23 e 26 de janeiro, o brasileiro Carlos Pereira ganha destaque deste ano. Ele será o palestrante líder de uma mesa sobre inteligência artificial.

PUB

O empreendedor social é fundador do Livox, software de comunicação alternativa criado para se comunicar com sua filha Clara, que teve paralisia cerebral devido a um erro médico na hora do parto.

A jornada que começou há cerca de sete anos já levou o pernambucano para a Flórida, nos Estados Unidos, onde a ferramenta é utilizada em um hospital infantil. O aplicativo é ainda distribuído em Apaes paulistas, escolas no Recife e está em exibição no museu The Tech, dedicado às maiores inovações tecnológicas do mundo.

Pereira vê com grande responsabilidade a liderança da palestra sobre inteligência artificial. "É uma sensação de humildade para corresponder ao desafio", disse o empreendedor. "Não existe nenhum evento com o tamanho do Fórum Econômico Mundial, com líderes de Estado, presidentes de várias empresas e a mídia do planeta inteiro".

+ CVM proíbe compra de criptomoedas por fundos de investimento

Ele ainda é membro da Rede de Empreendedores Sociais da Fundação Schwab, cofundada por Klaus Schwab, que também criou o fórum de Davos. O criador do Livox foi convidado após ter sido chancelado pelo Prêmio Empreendedor Social em 2016.

INOVAÇÕES

O recente trabalho atrás de inovações realizado pelo Livox é um dos motivos que irá levar o pernambucano às gélidas montanhas suíças. O negócio social está trabalhando em duas frentes para facilitar a vida de pessoas com deficiências na fala: o início da conversa e a resposta mais rápida a perguntas.

"Existe um problema com todos os softwares de comunicação alternativa, chamado de lacuna de reciprocidade", explica Pereira. "Até Stephen Hawking diz que é solitário porque as pessoas não têm paciência de esperar [as respostas]."

Para isso, o Livox investe com inteligência artificial e processamento natural da linguagem. Na primeira frente, o desenvolvimento em teste é para que a ferramenta identifique comportamentos e ofereça opções de acordo com eles. Por exemplo, ao chegar a um restaurante, já aparecem opções de comida.

Para o segundo entrave, uma função para fluir melhor a conversação de pessoas com deficiências foi desenvolvida utilizando palavras-chave. Assim como nos smartphones é possível dizer "hey, Siri" ou "e aí, Google" para iniciar um comando, será possível ensinar ao software uma palavra-chave.

"Recomendamos que seja o nome do usuário. Assim, as perguntas podem ser: 'Você quer comer, Clara?', e o aplicativo já mostra as opções 'sim' e 'não'", explica o empreendedor social. No momento, o banco já conta com 1,2 milhão de perguntas cadastradas em que as respostas podem ser "sim" ou "não", com um índice de 85% de acerto.

Pereira contou que o Google fez uma pesquisa e identificou que nenhuma outra tecnologia no mundo está investindo nessas duas frentes.

"Estou usando diariamente com minha filha. Ela gosta demais, fica toda feliz", disse o pai de Clara. "Dá uma sensação de alegria de vê-la crescendo e tristeza porque não pude fazer mais." Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 7 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

mundo Estados Unidos Há 7 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Patrick Swayze Há 21 Horas

Atriz relembra cena de sexo com Patrick Swayze: "Ele estava bêbado"

brasil Tragédia Há 8 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

fama Mal de parkinson Há 22 Horas

Famosos que sofrem da doença de Parkinson

fama Emergência Médica Há 8 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

brasil Tragédia Há 7 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos

tech Aplicativo Há 7 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

fama Condenados Há 15 Horas

Famosos que estão na prisão (alguns em prisão perpétua)

justica Minas Gerais Há 7 Horas

Motociclista tenta fugir de blitz e leva paulada de policiais; vídeo