Grifes e revista banem Testino e Weber após denúncias de assédio

Em carta publicada no site da "Vogue", a editora-chefe da publicação, Anna Wintour, se mostrou abalada com as acusações contra seus "amigos pessoais"

© REUTERS / Dylan Martinez

Lifestyle Fotografia 15/01/18 POR Folhapress

PEDRO DINIZ - Depois de o fotógrafo Terry Richardson, 52, ser banido das principais publicações de moda e de campanhas de grifes por supostamente ter assediado modelos, o peruano Mario Testino, 63, e o americano Bruce Weber, 71, também acusados de assédio sexual, receberam o mesmo tratamento.

PUB

Após relatos publicados pelo jornal "The New York Times" apontarem abusos cometidos pelos fotógrafos, a editora americana Condé Nast, dona de revistas como "Vogue" e "Vanity Fair", e as grifes Burberry, Michael Kors, Ralph Lauren e Stuart Weitzman anunciaram em comunicados que não irão mais contratar os profissionais para campanhas publicitárias.

+ 'Raspar o cabelo é tão empoderador', lembra atriz de 'Stranger Things'

Em carta publicada no site da "Vogue", a editora-chefe da publicação, Anna Wintour, se mostrou abalada com as acusações contra seus "amigos pessoais".

Ainda que acredite "fortemente no valor do remorso e do perdão", escreveu, ela afirma que leva as alegações a sério e decidiu, junto à direção do título, colocar as relações de trabalho "em modo de espera para o futuro próximo".

Wintour também lançou um código de conduta para as sessões de fotos das revistas do grupo como forma de coibir abusos. Entre as normas está a de que nenhum modelo pode ter menos de 18 anos, a não ser que seja objeto de perfil, e que fotos provocativas, nus e ensaios de lingerie ou roupas de banho devem ser acordadas com a editora.

A reportagem do "NYT", veiculada no último sábado (13), conta que pelo menos 13 modelos afirmam terem sido apalpados nos genitais ou sofrido abusos psicológicos em sessões comandadas pelos fotógrafos, dois dos mais influentes da indústria da moda.

Sem dar entrevistas, ambos negaram envolvimento íntimo ou conduta inapropriada com os modelos, entre eles Ryan Locke, Robyn Sinclair e Terron Wood. Os três trabalharam para grifes como Abercrombie & Fitch, Ralph Lauren, Calvin Klein e Gucci.

Tabloides europeus especulam que a Rainha Elizabeth 2ª também tenha cortado relações com Testino, de quem a família real é próxima -ele é contratado como uma espécie de fotógrafo oficial. O Palácio de Kensington ainda não emitiu nota sobre o episódio.

Segundo o portal "WWD", nos bastidores da temporada de moda masculina, que ocorre em Milão e seguirá para Paris ainda nesta semana, comenta-se que novos casos de assédio sexual na indústria fashion logo virão à tona. Com informações da Folhapress. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Ceará Há 9 Horas

Tumor raro muda tonalidade da pele de jovem que busca tratamento

brasil Vendavais Há 8 Horas

Ventos fortes causam prejuízo bilionário no Brasil

fama Família Há 8 Horas

Viih Tube solta o verbo após declaração do pai: 'Pare de me expor'

politica BALEIA-ROSSI Há 8 Horas

Presidente do MDB diz que vídeo de Janja contra Nunes extrapolou qualquer padrão ético

fama Dramaturgia agora mesmo

Gagliasso comemora beijo gay na TV após ser censurado em novela de 2005: 'Foi um tesão'

fama Novela Há 10 Horas

'Não dava para começar trabalho cansada', diz Fernanda Torres sobre não ser Odete Roitman

fama Espiritualidade Há 7 Horas

Courteney Cox tenta se 'comunicar' com espírito de Matthew Perry

fama MC Poze Há 9 Horas

Esposa de MC Poze movimentou R$ 10 milhões com rifas fraudulentas

fama Redes Sociais Há 3 Horas

Tiago Leifert é detonado na web após discutir racismo com ativista

lifestyle Os Astros Dizem Há 10 Horas

Novembro traz mudanças: as previsões de uma astróloga para cada signo