Com ar de normalidade pré-julgamento, PT finaliza nova carta ao povo

Primeira versão do documento deve ser entregue, ainda nesta sexta (19), por Fernando Haddad, responsável pelo texto, para a revisão dos ex-ministros Paulo Bernardo e Aloizio Mercadante

© Adriano Machado / Reuters

Política Estratégia 19/01/18 POR Notícias Ao Minuto

A presidenta do PT, senadora Gleisi Hoffmann, afirmou no início da semana que será redigida uma nova versão da “Carta aos Brasileiros”, voltada ao diálogo com a população.

PUB

“Vamos deixar claro: não é uma carta dirigida ao mercado como em 2002. É dirigida ao país, ao povo. Vamos falar de como faremos para que o Brasil se desenvolva e retome seu crescimento”, afirmou Hoffmann. “Não precisamos dirigir nada ao mercado. O mercado já conhece o presidente Lula e como ele governa”, acrescentou.

Segundo fontes do partido, a primeira minuta da nova carta deve ficar pronta ainda nesta sexta-feira (19). Feita pelo ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, coordenador-geral do programa de governo de Lula, a versão também deve passar pelas mãos dos ex-ministros Paulo Bernardo e Aloizio Mercadante, para possíveis ajustes no texto.

A intenção é apresentar o documento nas comemorações de 37 anos do PT, dia 26 de fevereiro, seja qual for o resultado do julgamento em Porto Alegre. A sessão no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) ocorre no próximo dia 24. 

+ Entenda como será o julgamento de Lula no TRF-4

No início da semana, Gleisi ainda adiantou que o programa de Lula terá como pilares a criação de emprego e renda, um impulso na disponibilidade de crédito e aumento no consumo interno.

“A economia não pode ser pensada só sob o olhar do mercado. Tem que incluir o povo”, explicou. “Emprego é um indicador importante da economia. Aumento de renda também. Aumento de crédito é muito importante, bem como aumento do consumo interno.”

Retomada de direitos

A presidenta do PT também foi enfática ao afirmar que será realizado um plebiscito para revogar todas as reformas aprovadas sob o governo de Michel Temer, como a PEC do teto de gastos e a Reforma Trabalhista.

“Todas as medidas que retiraram direitos serão derrubadas, se a população concordar. O presidente Lula se manifesta no sentido de chamar um plebiscito para revogar todas as medidas do governo Temer, como a PEC do teto de gastos e a reforma trabalhista”.

Ela destacou que “até o Henrique Meirelles [ministro da Fazenda] quer mudar a ‘regra de ouro'”, em referência às discussões no governo para alterar o dispositivo que evita que o governo aumente sua dívida para pagar despesas correntes.

+ MPF cita 'esquema monumental' e recomenda que Picciani siga preso

Gleisi também apontou a possibilidade de reformas política e tributária, por meio de uma nova Constituinte. “A Constituinte é uma proposta que veio do Congresso do PT. O formato seria construído, mas temos claro que abordaria mudanças em toda a Constituição e a realização de reformas tributária e política”.

A presidenta do PT ainda aproveitou para criticar o processo injusto contra Lula. “A sentença de Moro tem muitos vícios e problemas jurídicos. Temos 122 juristas que assinaram um manifesto, do Brasil e de várias partes do mundo, contestando a decisão.”

Ela também disse que o partido está preparando uma autocrítica e, ao analisar os possíveis aliados para formar a chapa com o ex-presidente, senadora citou o PSB, PCdoB e PDT.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 23 Horas

Morre o cantor Agnaldo Rayol, aos 86 anos

fama Óbito Há 19 Horas

Detalhes sobre o funeral de Liam Payne são divulgados

fama Mortes Há 22 Horas

Todos os famosos que morreram em 2024 e alguns você nem lembrava

mundo Uganda Há 18 Horas

Raio cai em igreja e mata 14 pessoas durante culto em Uganda

fama Maternidade Há 23 Horas

Nasce primeiro filho de atriz Margot Robbie, diz revista

fama Cantora Há 21 Horas

Rihanna diz que torcia pela seleção brasileira e era fã de Ronaldinho Gaúcho

esporte Bastidores Há 23 Horas

'A verdade, como o sol, sempre sairá', diz Marcelo após rescisão com Fluminense

fama Hobbies Há 18 Horas

Famosos que pularam de bungee jump e fizeram outras loucuras radicais!

fama Luto Há 16 Horas

Bailarina de Claudia Leitte teve parada cardíaca em ensaio

fama Polêmica Há 17 Horas

Sean Combs, o Diddy, completa 55 anos em meio a processos e denúncias sexuais