Relatório sobre missão soviética à Lua é desvendado

Documento da companhia Sistemas Espaciais Russos consiste em duas partes

© Reuters / Peter Cziborra

Tech Fim 16/01/18 POR Notícias Ao Minuto

A companhia Sistemas Espaciais Russos divulgou o relatório sobre o funcionamento dos sistemas da estação interplanetária Luna-21 e do rover Lunokhod-2, marcando o 45º aniversário da missão Lunokhod-2.

PUB

O documento consiste em duas partes. A primeira descreve o funcionamento do complexo dos aparelhos de bordo RK-E8 com um sistema de televisão de tela pequena, a segunda parte revela o complexo de comunicação terrestre Saturn-MS. Estes sistemas garantiram a gestão do rover, permitindo receber a imagem da superfície do satélite da Terra, informação telemétrica e determinar as coordenadas do rover.

O primeiro problema ocorreu na 250ª sessão de comunicação, obrigando a transmitir três vezes o comando "parar" ao rover.

Durante a 306ª sessão, pela primeira vez na história transmitiram a informação pelo canal de laser ótico na direção da Lua e uma transmissão reversa via canal de rádio à distância de mais de 380 mil quilômetros. O sistema Seim permite detectar com alta precisão as coordenadas do rover Lunokhod-2.

Após a 503ª sessão, o rover perdeu a conexão para sempre, quando foi registrado o aumento de temperatura para 43-47°C.

Arnold Selivanov, membro do Sistemas Espaciais Russos, disse na entrevista ao portal Lenta.ru que os rovers foram modernizados, e o segundo lançado ultrapassou a distância percorrida do primeiro. "Na época, estávamos muito satisfeitos com este recorde, mas não podíamos imaginar que duraria até o início do século XXI".

O terceiro rover notou o cientista, estava completamente pronto para o lançamento e devia bater o recorde do Lunokhod-2, contudo "decidiram encaminhar os recursos necessários para outras pesquisas científicas espaciais".

+ Cuidado com duplo sentido: emojis para pensar duas vezes antes de usar

A estação interplanetária Luna-21 com o rover Lunokhod-2, criada pela direção da organização não governamental nomeada de Semyon Lavochkin, foi lançada em 8 de janeiro de 1973 do cosmódromo de Baikonur no foguete Proton-K. O aparelho fez uma aterrissagem suave na superfície da Lua em oito dias. A missão superou o prazo planejado e foi reconhecida como bem sucedida.

Na Lua, o rover percorreu 42 quilômetros (recorde quebrado em 2015 pelo rover norte-americano Opportunity), transmitiu para a Terra 86 panoramas e cerca de 80 mil imagens de filmagens aéreas.

O rover deixou de funcionar em 10 de maio de 1973, por causa do sobreaquecimento causado pelo contato dele com o solo: o rover caiu dentro de uma cratera lunar friável, mas conseguiu sair. Em 1970, a União Soviética lançou o rover Lunokhod-1 que funcionou por dez meses e percorreu dez quilômetros. Com informações do Sputnik.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Cazaquistão Há 20 Horas

Avião com 72 pessoas a bordo cai no Cazaquistão; há sobreviventes

fama Justiça Há 15 Horas

Ex-bailarina do Faustão tem habeas corpus negado e vai passar o fim de ano na prisão

esporte Prisão Há 21 Horas

Por que Robinho não teve direito à 'saidinha' e vai passar Natal preso

fama Festas Há 20 Horas

Cachorro de Anitta some na noite de Natal: 'ainda vai me matar do coração'

fama Saúde Há 13 Horas

Filho de Faustão fala sobre a saúde do pai após transplantes

fama Televisão Há 19 Horas

SBT desiste de contratar Pablo Marçal e terá Cariúcha em novo Casos de Família

fama Música Há 21 Horas

Hit natalino de Mariah Carey entra na 17ª semana em primeiro na Billboard

economia Consumos Há 20 Horas

Saiba como evitar o aumento da conta de luz durante o verão

politica STF Há 20 Horas

Moraes diz que Daniel Silveira mentiu ao usar hospital como álibi e mantém prisão

justica Investigação Há 19 Horas

Duas pessoas morrem e três estão internadas após comerem bolo em Torres (RS)