Os casos de abuso sexual que mais repercutiram no esporte
Ninguém está a salvo desse ato criminoso nem mesmo os atletas.
Os casos de abuso sexual no esporte
É cada vez menos raro nos depararmos com casos de abusos sexuais no esporte. São muitos os escândalos envolvendo crianças e treinadores e até mesmo médicos da seleção.Este é um trauma que fica para sempre na vida e na mente do atleta. Por outro lado, com as denúncias e relatos, o mundo consegue ter dimensão da quantidade de crimes sexuais que estão no meio desportivo e podendo assim se proteger e proteger seus filhos. Confira a galeria e veja os casos de abuso sexuais no mundo esportivo!
© Shutterstock
Robinho
O jogador foi condenado a nove anos de prisão por agressão sexual grupal a uma garota albanesa de 22 anos, em uma discoteca de Milão. Na época o atacante atuava pelo Milan.
© Getty Images
Aline Silva
A vice campeã mundial brasileira de luta olímpica revelou trauma sofrido aos 11 anos de idade quando foi abusada sexualmente.
© Getty Images
Joanna Maranhão
A nadadora brasileira revelou, em 2008, o abuso sexual sofrido aos nove anos de idade pelo seu treinador. Joana ficou em silêncio durante 12 anos e só conseguiu revelar o seu trauma e o crime sofrido aos 21 anos de idade.
© Getty Images
Joanna Maranhão
No Brasil, há a lei 12.650, conhecida como “Lei Joanna Maranhão”, foi sancionada, em 2012, onde a contagem de tempo para a prescrição do crime só começa na data em que a vítima fizer 18 anos.
© Getty Images
Bárbara Seixas
Nem sempre o abuso está relacionado ao contato físico. A jogadora de vôlei de praia brasileira, medalhista olímpica nos Jogos do Rio 2016, passou por um constrangimento numa entrevista depois de um jogo quando o repórter ficou fazendo perguntas íntimas e o cinegrafista filmou a atleta de cima a baixo só porque ela estava de biquíni.
© Getty Images
Ingrid Oliveira
A atleta brasileira de saltos ornamentais também foi assediada após postar uma foto nas redes sociais durante uma apresentação de saltos, na qual usava maiô. A atleta revelou que chegou a receber propostas de uma agência para prostituição.
© Getty Images
Fernando de Carvalho Lopes
O ex-técnico da seleção brasileira masculina de ginástica artística foi afastado após ser acusado de abuso sexual. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, o caso teria acontecido com um ginasta menor de idade.
© RicardoBufolin/CBG
Simone Biles
A ginasta americana, sensação dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, publicou uma carta em suas redes sociais na qual revela ter sido abusada sexualmente por Larry Nassar, ex-médico da Federação Americana de Ginástica.
© Getty Images
McKayla Maroney
A medalhista olímpica, McKayla Maroney revelou que foi uma das vítimas do médico Larry Nassar, molestada quando tinha apenas 13 anos, segundo o The Guardian.
© Getty Images
Gabby Douglas
A tricampeã olímpica, a ginasta americana Gabby Douglas revelou através das redes sociais que também sofreu abuso sexual pelo então médico da equipe de ginástica americana, Larry Nassa.
© Getty Images
Aly Raisman
A campeã olímpica Aly Raisman também foi outra ginasta que denunciou o médico Larry Nassar, revelou o Daily Mail.
© Getty Images
Jamie Dantzscher
A ex-ginasta americana que competiu os Jogos Olímpicos de Sidney, em 2000, foi outra atleta que acusou o ex-médico Larry Nassar de abusos sexuais. Ela ainda declarou, em vídeo para a ABC News, que o mesmo colocava os dedos no seu órgão reprodutor dizendo ser um procedimento médico.
© Getty Images
Larry Nassar
O ex-médico Larry Nassar foi condenado a 60 anos de prisão por posse de pornografia infantil, em julgamento em dezembro de 2017. Ele assumiu ter cometido abuso sexual em sete garotas e é acusado de molestar mais de 100 ginastas, inclusive campeãs olímpicas.
© Getty Images
Entidades processadas
A US Gymnastics e o Comitê Olímpico dos Estados Unidos estão sendo processados por pais de ginastas e ex-ginastas que acusam as entidades de acobertar as ações do médico.
© Getty Images
Laura Sánchez
Em 2004, a saltadora mexicana Laura Sánchez acusou seu treinador, Francisco Rueda, de abuso sexual. Segundo o El Universal, na época do caso a atleta era menor de idade. (Foto: Flickr)
© All rights reserved / Flickr
Jerry Sandusky
Em 2012, o treinador de futebol americano foi condenado por conta de 45 acusações de abuso sexual.
© Getty Images
Caso Barry Benell
Ex-jogadores que disputaram a Premier League quebraram o silêncio e declararam terem sido molestados pelo mesmo treinador: Barry Benell, que, segundo a imprensa britânica, mudou seu nome para Richard Jones.
© Getty Images
Steve Walters
Paul Stewart, Steve Walters, Andy Woodward, David White, Crhis Unsworth, Jason Dunford e outra vítima (a que não teve o nome revelado) acusam o treinador de tê-los abusado sexualmente no início da carreira.
© Getty Images
Andy Woodward
O ex-jogador de futebol revelou, em entrevista ao jornal britânico The Guardian ter sido abusado sexualmente quando era criança por seu treinador, Barry Benell.
© Getty Images
Antonio Peñalver
O decatleta espanhol revelou que na década de 1980 sofreu abuso de Miguel Ángel Millán, seu treinador na época, quando tinha apenas 12 anos, segundo o Diario de Avisos.
© Getty Images
Hope Solo
Em entrevista para o jornal português, Expresso, a ex-goleira da seleção americana de futebol, denunciou ter sido vítima de abuso sexual por parte de Joseph Blatter, ex-presidente da Fifa, durante a cerimônia de entrega do prêmio Bola de Ouro de 2013 quando Blatter apalpou seu bumbum pouco antes de subir ao palco.
© Getty Images
Moa Hjelmer
Em post no Instagram, e utilizando a hashtag “me too” (criada para incentivar mulheres a contar sobre abusos sofridos), a corredora sueca afirmou que um companheiro de seleção se aproveitou do fato dela ter ingerido bebida alcoólica para praticar abuso.
© Getty Images
Posicionamento do COI
Em novembro de 2017, o Comitê Olímpico Internacional (COI) lançou um documento sobre o tema, a pedido dos próprios atletas. O manual fala sobre assédio e busca a proteção das vítimas e punição dos criminosos.
© Getty Images
Kayla Harrison
A judoca americana campeã mundial já confessou ter sido abusada sexualmente pelo seu treinador durante 3 anos quando era adolescente. Hoje, o ex-técnico está cumprindo 10 anos de prisão.
© Getty Images
Gary Johnson
O ex-jogador do Chelsea, Gary Johnson, revelou ao jornal Mirror que o ex-diretor da base Eddie Heath (já falecido), o abusou sexualmente durante três anos (dos 14 aos 17 anos).
© Getty Images
Rebeca Gusmão
A atleta brasileira que atuou na natação e no futebol, denunciou a ocorrência de abuso sexual em times e federações. Segundo ela, no futebol feminino, ela viu meninas sendo abusadas por técnicos, dirigentes e preparadores em troca de promessas de ida para a seleção, ou por cesta básica.
© Getty Images
Comitê Olímpico Holandês
O Comitê Olímpico Holandês iniciou em 2016 um levantamento dos abusos sexuais entre os atletas que ocorreram nos últimos 30 anos, em 2016 surgiram mais 215 novos casos de assédio sexual entre esportistas e seus superiores.
© Getty Images
Esporte
abuso
17/01/18
POR Notícias Ao Minuto
É cada vez menos raro nos depararmos com casos de abusos sexuais no esporte. São muitos os escândalos envolvendo crianças e treinadores e até mesmo médicos de seleção em diversos esportes.
Confira a galeria e veja os casos de abuso sexuais no mundo esportivo que ganharam mais repercussão na mídia.
Leia Também: Inter de Milão faz uma última oferta por Rafinha
PARTILHE ESTA NOTÍCIA