Cabral chega algemado nas mãos e pés para exames do IML de Curitiba

Transferência do ex-governador do Rio para o Paraná foi determinada após denúncia do MP sobre regalias em prisões na capital fluminense

© Fernando Frazão/ Agência Brasil

Política Trâmite 19/01/18 POR Notícias Ao Minuto

Após deixar o Rio, o ex-governador Sérgio Cabral, que estava preso na Cadeia Pública José Frederico Marques, zona norte da capital fluminense, passou por exames no Instituto Médico Legal de Curitiba, na manhã desta sexta-feira (19).

PUB

Depois, segundo informações do portal G1, seguiu para o Complexo Médico Penal (CMP), em Pinhais. A mudança ocorreu após a Justiça Federal no Rio determinar a transferência do ex-governador para o Paraná, onde já estão outros presos na Operação Lava Jato. 

A juíza federal Caroline Vieira de Figueiredo, substituta do juiz Marcelo Bretas, que está de férias, atendeu ao pedido do Ministério Público Federal no Rio, que denunciou a existência de regalias para Cabral no sistema penitenciário fluminense. 

Ao mesmo tempo, o juiz federal Sérgio Moro também ordenou a transferência do ex-governador do Rio, atendendo ao pedido do Ministério Público Federal no Paraná, para investigação em curso em Curitiba. O advogado de defesa de Cabral, Rodrigo Roca, negou a existência de regalias e antecipou que vai recorrer, nesta sexta-feira (19), ao Tribunal Regional Federal da 2ª e da 4ª Região. 

+ Filho de Cabral tentará reeleição: 'Que me julguem pelo meu trabalho'

Os pedidos de transferência tiveram como base investigações do Ministério Público Estadual do Rio de Janeiro que apontam a concessão de privilégios para Cabral, nas unidades prisionais que o abrigaram. Entre as regalias, o MP apontou a tentativa de instalação de uma espécie de sala de cinema na prisão onde está Cabral, além de colchões, alimentos e remédios especiais. 

O Ministério Público do Rio também encontrou diferença de tratamento quanto às regras de visitação e deslocamento dentro do presídio. Em ação civil pública, além do ex-governador, o MP denuncia por improbidade administrativa o secretário de administração penitenciária, o subsecretário de gestão penitenciária, os diretores e subdiretores das unidades prisionais que abrigaram Cabral, Bangu 8 e Cadeia Pública de Benfica.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 23 Horas

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

economia Dinheiro Há 4 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

brasil ACIDENTE-MG 22/12/24

Sobe para 41 o número de mortos em acidente entre ônibus e carreta em MG

fama CHRIS-BROWN Há 23 Horas

Chris Brown transforma o Allianz em balada pop R&B

fama Kate Middleton Há 23 Horas

Kate Middleton grava mensagem especial de Natal

fama Patrick Swayze Há 18 Horas

Atriz relembra cena de sexo com Patrick Swayze: "Ele estava bêbado"

fama Tragédias Há 22 Horas

Modelos que morreram em circunstâncias trágicas: Um caso recente

mundo Estados Unidos Há 5 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Mal de parkinson Há 20 Horas

Famosos que sofrem da doença de Parkinson

mundo Guerra na Ucrânia Há 23 Horas

"Vão lamentar". Putin promete mais destruição na Ucrânia