© DR
Palavra de ordem: embalagens de vidro e aço inoxidável. Estas são as duas opções com que deve rechear o seu frigorífico e despensa. Ainda que reutilizar seja o segundo passo para uma atitude mais ecológica (antes de reciclar) importa ter em atenção o tipo de material da embalagem e evitar tudo o que contenha tereftalato de polietileno, ou PET.
PUB
As garrafas de água são o exemplo mais comum, por serem reutilizada por inúmeras pessoas. Por uma questão ecológica, de saúde ou mesmo econômica, de certeza que já lhe foi aconselhado que compre uma garrafa reutilizável. Na hora de comprar, procure uma em aço inoxidável - a opção de compra é muita, por isso não há desculpas.
+ Atriz de 'Malhação' é elogiada por exibir estrias nas redes sociais
As embalagens que contém PET – seja garrafas de água ou recipientes de comida – são suscetíveis de acumular químicos que são transmitidos para o alimento. Além deste componente, muitos plásticos contém também BPA, um composto associado a um hormônio capaz de desencadear câncer.
Além do plástico, outro material que deve ser banido da sua cozinha (ou pelo menos mandado para a reciclagem logo após a sua primeira utilização), são as embalagens dos alimentos embalados. Ainda que ninguém aproveite uma lata de atum para guardar comida, deixar a lata aberta no frigorífico com restos do alimentos é ainda mais prejudicial do que comprar o enlatado em primeiro lugar. O seu perigo deve-se também à presença de BPA, que torna qualquer alimento tóxico.
Por isso, frascos de vidro são a opção mais indicada para a sua comida, a vários níveis. E tanto pode comprar como reutilizar frascos comprados já com alimentos.