© DR
Donald Trump alcançou um recorde nada cobiçado: está terminando o primeiro ano na Casa Branca com o mais baixo nível de popularidade já obtido por um presidente norte-americano eleito, no primeiro mandato.
PUB
+Puigdemont diz que pode governar Catalunha do exílio
Segundo estudo da consultora Gallup, Trump alcançou uma média de 39% de aprovação dos cidadãos norte-americanos desde que tomou posse, em 20 de janeiro de 2017.
Até agora, o nível mais baixo tinha sido o registrado por Bill Clinton, cuja média no primeiro ano de mandato foi de 49%, 10 pontos percentuais a mais do que Trump.
Sondagens recentes mostram que a maioria dos cidadãos norte-americanos vê Trump como uma figura controversa e questiona mesmo a capacidade dele para exercer o cargo.
Um ponto de relativo êxito para o magnata nova-iorquino foi a gestão de questões econômicas, embora mesmo neste quesito a classificação não tenha sido tão alta como esperado dado o estado relativamente forte da economia do país.
IMPOPULARIDADE INCOMUM
A atual taxa de aprovação de Trump na pesquisa semanal da Gallup, de apenas 38%, é comparável à classificação média (39%), com 57% dos entrevistados dizendo que desaprovam a atuação.
A persistência de um índice de aprovação tão baixo, tão cedo no mandato presidencial, não tem precedentes: os norte-americanos habitualmente dão aos novos presidentes o benefício da dúvida, mas o "período de lua-de-mel" de Trump - se é que existiu - deu-lhe um nível de aprovação de apenas 45%.
Desde então, Trump passou mais tempo abaixo dos 40% que qualquer outro inquilino da Casa Branca no primeiro ano no cargo.
Houve Presidentes que se recuperaram de períodos de baixa popularidade: por exemplo, a taxa de aprovação de Clinton caiu para 37% em junho de 1993, mas depois ele rapidamente reconquistou terreno e foi reeleito para um segundo mandato.
Harry Truman também obteve a aprovação de menos que 40% dos norte-americanos durante períodos significativos do primeiro mandato, mas foi reeleito, alcançando depois o mais baixo nível de aprovação de sempre registrado pela Gallup, com apenas 22% em 1952.
O ponto mais baixo de Trump nas sondagens semanais Gallup, 35%, é, ainda assim, mais alto do que os de vários dos seus antecessores: Truman, Richard Nixon e Jimmy Carter chegaram a obter níveis de aprovação abaixo de 30%. Com informações da Lusa.