Cientistas explicam por que devemos deixar de buscar extraterrestres

'O que existe, se existe, é extremamente inimaginável e está diante de nós em bilhões de anos', explica astrofísico russo

© iStock

Tech universo 21/01/18 POR Notícias Ao Minuto

Até agora, todas as tentativas da raça humana de encontrar vida extraterrestre inteligente foram em vão. Contudo, o ser humano se recusa a acreditar que está sozinho no universo. E se estivermos procurando o que ele não devemos procurar? A entidade russa Roscosmos lançou um vídeo documentário no qual explica a complexidade da busca de seres extraterrestres.

PUB

De acordo com o estudo, nos anos 1970, todo um "arsenal de cultura humana" foi enviado aos limites espaciais: cumprimentos em 55 línguas, fragmentos de obras de compositores bem-conhecidos, sons variados, entre outros. Mas nada disso obteve resposta.

É possível que estejamos buscando de modo errado? Eis a questão na qual o astrofísico Lev Guindilis se dedica. Talvez a própria vida tenha formas tão variadas que fazem com que a gente não deva procurar por alguém que se assemelhe a nós. Ou talvez não entendamos bem como funciona o Universo e os bilhões de anos de civilização humana na realidade não sejam suficientes para compreendermos alguns segredos.

+ Observações de sonda revelam que Sol está perdendo massa

"Não nos dá tempo para nos cruzarmos com nossos pares": é esta a conclusão triste que podemos tirar, sugere o documentário da Roscosmos.

Vladimir Lipunov, astrofísico e professor do Instituto de Astronomia na Universidade Estatal de Moscou Lomonosov e doutor em Física e Matemática, explica esse mistério pela árdua tarefa de buscar por vida extraterrestre. Ele relembra que existem milhares de planetas bilhões de anos mais antigos do que a Terra.

"O que existe, se existe, é extremamente inimaginável e está diante de nós em bilhões de anos", acrescenta. Mas o ser humano continuará se recusando a acreditar que está sozinho. Quase todos os meses, os cientistas anunciam a descoberta de planetas semelhantes à Terra, alguns deles têm água e, com toda a probabilidade, formas de vida primitivas", explica a pesquisa. Com informações do Sputnik Brasil.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 19 Horas

Morre o cantor Agnaldo Rayol, aos 86 anos

esporte Peru Há 22 Horas

Tragédia no Peru: relâmpago mata jogador e fere quatro durante jogo

mundo Loteria Há 22 Horas

Homem fica milionário depois de se esquecer do almoço em casa: "Surpreso"

fama Televisão Há 20 Horas

'Pensava que ia me aposentar lá', diz Cléber Machado sobre demissão da Globo

politica Tensão Há 22 Horas

Marçal manda Bolsonaro 'cuidar da vida' e diz que o 'pau vai quebrar' se críticas continuarem

lifestyle Alívio Há 22 Horas

Três chás que evitam gases e melhoram a digestão

fama Luto Há 22 Horas

Morre o lendário produtor musical Quincy Jones, aos 91 anos

fama Saúde Há 21 Horas

James van der Beek, de 'Dawson's Creek', afirma estar com câncer colorretal

tech WhatsApp Há 22 Horas

WhatsApp recebe novidade que vai mudar forma como usa o aplicativo

mundo Catástrofe Há 21 Horas

Sobe para 10 o número de mortos após erupção de vulcão na Indonésia