Filipinas estão em alerta para eventual erupção de vulcão Mayon

Coluna de cinza e fumo, com cerca de 10 quilômetros, é visível na zona que circunda o vulcão

© DR

Mundo Autoridades 22/01/18 POR Lusa

A agência sismológica das Filipinas elevou nesta segunda-feira (22) o nível de alerta em relação ao vulcão Mayon, depois de expulsar uma grande nuvem de cinza, e perante a ameaça de uma erupção maior nas próximas horas ou dias. A coluna de cinza e fumo, com cerca de 10 quilômetros, é visível na zona que circunda o vulcão, a uns 250 quilômetros a sudeste de Manila.

PUB

Um porta-voz da agência, citado pela agência espanhola Efe, indicou que o alerta foi elevado para o quarto nível - em uma escala de cinco -, o que implica uma possível erupção perigosa nas próximas horas ou dias.

+ Explosão de bomba mata 3 e fere 18 em mercado na Tailândia

Mais de 26 mil pessoas foram retiradas das suas casas e estão abrigadas em centros de acolhimento na região. "O vulcão Mayon, na província de Albay, teve um incremento da atividade sísmica, expulsão de lava e explosões", informa a agência em um boletim informativo.

"A zona de perigo se estende a um raio de oito quilômetros desde o centro do vulcão. Aconselhamos o público a ser cauteloso e não tentar entrar na zona de perigo", acrescentam as autoridades, que também referiram o perigo para a aviação.

Na semana passada, as autoridades elevaram o nível de alerta para três (crítico), depois de o Mayon expulsar nuvens de fumo, e, nos dias seguintes, rios de lava que alcançaram três quilômetros de comprimento.

A atividade do Mayon causou receios que se repita a trágica explosão do Pinatubo (noroeste de Manila) em 1991, considerada a segunda maior do mundo no século XX. O fenômeno causou cerca de 850 mortos e mais de 1,3 milhões de deslocados, além de uma capa global de ácido sulfnarico que causou danos à atmosfera. Especialistas da agência filipina descartaram que o Mayon possa causar uma erupção tão potente como a do Pinatubo.

As Filipinas, com 23 vulcões ativos, estão situadas na zona de intensidade sísmica conhecida como o "Anel de Fogo" do Pacífico, que se estende desde a costa oeste do continente americano até à Nova Zelândia, passando pelo Japão e Indonésia, entre outros países. Com informações da Lusa.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 22 Horas

Morre o cantor Agnaldo Rayol, aos 86 anos

fama Televisão Há 23 Horas

'Pensava que ia me aposentar lá', diz Cléber Machado sobre demissão da Globo

mundo Catástrofe Há 23 Horas

Sobe para 10 o número de mortos após erupção de vulcão na Indonésia

fama Óbito Há 18 Horas

Detalhes sobre o funeral de Liam Payne são divulgados

fama Mortes Há 21 Horas

Todos os famosos que morreram em 2024 e alguns você nem lembrava

justica Desvio Há 23 Horas

Funcionário de empresa confessa desvio de R$ 500 mil para apostar no Jogo do Tigrinho

mundo Uganda Há 17 Horas

Raio cai em igreja e mata 14 pessoas durante culto em Uganda

fama Maternidade Há 22 Horas

Nasce primeiro filho de atriz Margot Robbie, diz revista

fama Cantora Há 20 Horas

Rihanna diz que torcia pela seleção brasileira e era fã de Ronaldinho Gaúcho

mundo Estados Unidos Há 23 Horas

Trump sinaliza apoio à ideia de tirar flúor da água, se eleito presidente dos EUA